Governadora Fátima Bezerra entrega medalhas do Mérito do Desenvolvimento Econômico e classe empresarial rasga elogios pela atuação da gestora potiguar em prol da política de incentivo para a geração de empregos e rendas - Salomão Medeiros
Governo do Rio Grande do Norte

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Governadora Fátima Bezerra entrega medalhas do Mérito do Desenvolvimento Econômico e classe empresarial rasga elogios pela atuação da gestora potiguar em prol da política de incentivo para a geração de empregos e rendas

A governadora Fátima Bezerra entregou nesta sexta-feira (04), a Medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico a 15 personalidades que cooperam para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A solenidade foi realizada na sede da Federação das Indústrias (FIERN) e homenageou quatro mulheres e onze homens, tanto do setor público quanto do setor privado.

Em seu segundo ano consecutivo de realização, a medalha é uma homenagem concedida por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e não tem custo para o Tesouro Estadual. É destinada àqueles que se destacaram em prol do desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda à população.
A escolha do Mérito do Desenvolvimento Econômico é feita pelos integrantes das câmaras setoriais – órgãos instalados pela atual gestão que têm a finalidade de criar ambientes favoráveis às atividades produtivas, com segurança jurídica e patrimonial, e favorecer a criação de oportunidades de trabalho, emprego, renda e riqueza. 

“Em meio aos tantos desafios que nosso Estado, o Brasil e o mundo vêm enfrentando ao longo desse ano, é sempre bom podermos parar um pouco para olhar as coisas boas que estão a nossa volta. É muito fácil a gente viver em tempos de mares tranquilos. Difícil é a gente viver em tempos de mares revoltos. Nesse contexto de dificuldades temos que agradecer pelas boas parcerias que nós encontramos no meio do caminho”, disse a governadora e, dirigindo-se aos homenageados, agradeceu o papel de cada um deles nesse contexto. 

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, anfitrião do evento, disse que “quando cada um de vocês contrata um trabalhador e dá dignidade a ele, por mais simples que seja, estão atendendo ao maior sonho do Governo do Rio Grande do Norte. Porque não é só ganhar dinheiro, é dar dignidade para o nosso povo. Para isso é que nós todos trabalhamos”, finaliza emocionado. 
Antônio Leite Jales, dono da Sterbom, afirma durante seu discurso: “Eu fico muito feliz com a equipe que a governadora montou para o desenvolvimento econômico. Hoje o RN é um dos melhores estados do Brasil para investir com a criação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROEDI)”.O programa é uma política de Estado que dá segurança jurídica aos empresários e empregos diretos e indiretos gerados a partir do incentivo fiscal. A Sterbom cria hoje 900 empregos diretos no RN. 

Outro homenageado foi o secretário de Estado da Tributação (SET), Carlos Eduardo Xavier, reconhecido pela classe empresarial a partir do desenvolvimento do seu trabalho no setor público. “Recebemos o Rio Grande do Norte numa situação muito difícil e foi um desafio ajustar as contas do Estado sem deixar de olhar para o desenvolvimento”, frisou Carlos Eduardo e acrescentou: “o trabalho da governadora, junto ao nosso setor produtivo, fez um modelo de incentivo fiscal que não deixa nada a dever a nenhum Estado do Nordeste, dando competividade para as empresas que aqui estão e as que queiram aqui se instalar, invertendo um fluxo de saída de empresas do Estado, que nós havíamos nos acostumado nos últimos anos”. 

A Rede Xique-Xique, também homenageada através de Francisca Eliane Lima, a “Neneide”, garantiu que cerca de R$ 700 mil chegassem ao bolso dos pequenos produtores rurais do RN, fomentando o desenvolvimento rural e econômico do estado. “Professora, não poderia deixar de ressaltar que a alegria desse reconhecimento só poderia vir do seu governo, de uma governadora de origem popular, que vem desenvolvendo várias ações junto à nossa secretaria que também foi criada no seu governo e que representa a agricultura familiar”. 

Neneide se refere à Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF). A política governamental ao setor incluiu, entre outras ações, a criação e implementação da Lei do Pecafes, que contribuiu para a expansão da agricultura familiar, uma vez que as compras diretas e indiretas do Governo devem ser compostas por no mínimo 30% de itens oriundos do setor. O RN Chega Junto já distribuiu 60 mil cestas básicas, como política emergencial de segurança alimentar na pandemia, todas com vários produtos provindos da agricultura familiar. 

Amaro Sales, presidente da FIERN, finalizou enfatizando o apoio da Governadora Fátima Bezerra aos empresários do Rio Grande do Norte. “Nada disso aqui seria possível sem a forma como a senhora e o seu secretariado vem tratando os empresários do estado. Sabendo das enormes dificuldades enfrentadas, também sabemos da sua boa vontade em solucionar esses problemas”. 

Além dos já citados, também participaram da cerimônia: a senadora Zenaide Maia; o deputado estadual Hermano Morais; o secretário municipal de governo, Fernando Fernandes, representando o prefeito Álvaro Dias; o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; o reitor da UFRN, José Daniel Diniz; o presidente da FECOMÉRCIO/RN, Marcelo Queiroz; os secretários de Estado Jaime Calado (Sedec) e Pedro Florêncio (Seap). 

Confira a lista dos 15 homenageados: 

1. Ângela Maria Paiva Cruz - Coord. do Parque Industrial Augusto Severo (PAX) e ex-reitora da UFRN 

2. Antônio Leite Jales – dono da Sterbom 

3. Carlos Eduardo Xavier – Secretário de Estado de Tributação 

4. Clara Bezerra Medeiros – Restaurante Camarões 

5. Dirceu Simabucuru – superintendente da InterTV Cabugi 

6. Flávio Gurgel Rocha – CEO da Guararapes 

7. Francisca Eliane de Lima “Neneide” – Rede de Comercialização Solidária Xique-Xique 

8. Francisco Ferreira Souto Filho “Soutinho” - Industrial salineiro 

9. José Ferreira “Zeca” de Melo Neto – Sebrae 

10. José Walter de Carvalho – Indústria da Construção Civil 

11. Júnior Maia Rebouças – Supermercadista / Mercantil Rebouças 

12. Luzia Diva Cunha Dutra – Fecomércio e Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarn) 

13. Marcelo Henrique Ribeiro Alecrim - Ale Combustíveis 

14. Manoel Etelvino de Medeiros - Supermercado Nordestão 

15. Thiago Dantas e Silva – Superintendente do BNB/RN.Fotos:Robson Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.

publicidade