Governadora Fátima Bezerra assina ordem de serviço para reforma da escola “Machadão”

Após mais de dois anos de espera pela comunidade escolar, a tão aguardada reforma da Escola Estadual José Fernandes Machado, conhecida por Machadão, localizada no conjunto Ponta Negra, será retomada no próximo dia 28.

O prazo para conclusão é de 180 dias. Tradicional moradora do bairro, a governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para que a empresa Campos Morais assuma a obra, iniciada em 2018 por outra construtora. 

Na solenidade realizada no auditório da governadoria, na tarde desta segunda-feira (21), a chefe do Executivo estadual informou que ela própria se encarregará de fazer a fiscalização do andamento da reforma.
“Tenho certeza de que muitas pessoas devem ter feito inúmeros questionamentos à direção, pelo fato de eu morar em Ponta Negra há tantos anos e, como a maioria das pessoas que lá residem, saber da importância do Machadão, não só para o bairro, como para toda a zona Sul de Natal. Mas, eu quero deixar bem claro que nesses dois anos, desde que assumimos a gestão, tenho sido incansável nas cobranças feitas aos secretários Getúlio [Marques/Educação] e Gustavo [Coelho/Infraestrutura]”, declarou a governadora. Iniciada em 2018, a reforma do Machadão tem apenas 13% de serviços executados. 

Após amplo debate jurídico, e totalmente dentro das normas da legalidade, o Governo do Estado conseguiu efetivar o distrato com a empresa que havia ganho a licitação, mas que não apresentou condições técnicas para dar prosseguimento à obra. Optou-se, portanto, pela prerrogativa de dispensa de licitação, sendo que as secretarias de estado da Educação e da Infraestrutura, encarregadas pelo processo, deram preferência à construtora que havia ficado com a segunda colocação à época, no certame.

“Quero reforçar que graças a Deus conseguimos destravar todas as dificuldades que encontramos e vamos conseguir tocar essa reforma. Mais uma vez, eu declaro que isso aqui não é um favor, é um dever. Compreendemos que a reforma do Machadão fará uma grande diferença do ponto de vista de atrair mais matrículas. Fico feliz de a gente estar dando esse passo para esta escola cujo ensino é tão abrangente, do ensino fundamental ao ensino médio e educação de jovens e adultos”, assinalou a gestora. A E. E. José Fernandes Machado conta atualmente com um quadro de 61 professores e 742 alunos matriculados regularmente.

Ao final de seu pronunciamento, a governadora adiantou que o Governo do RN está ultimando os detalhes para fazer nova convocação para contratação de pessoal para a Educação. Presente ao evento, o diretor Jurandir de Souza Junior agradeceu todos as ações desta gestão a fim de melhorar a educação pública no RN, e em especial por conseguir destravar os problemas da reforma da escola que é considerada modelo para a comunidade. Na ocasião, ele estava acompanhado da vice-diretora Luanda Moreno. 

ESCOLA MODELO 

“A reforma vai beneficiar todos que fazem a comunidade escolar e torná-la ainda mais eficiente. Para vocês terem uma ideia da importância do Machadão para o contexto em que a escola está inserida, temos seis turmas de ensino médio regular no turno noturno, a maioria oriunda da Vila de Ponta Negra. Essa quantidade de alunos regulares é rara para a realidade da escola pública. Estou muito feliz, que após inúmeras reuniões da diretoria com a secretaria, iniciada na gestão da professora Solange [Ataíde], conseguirmos avançar para este passo que está sendo dado hoje”, afirmou. 

Com a obra interrompida em dezembro de 2018, a escola funcionou no ano seguinte com banheiros químicos, problema o qual foi solucionado pela Secretaria da Infraestrutura. “Fizemos algumas tentativas com essa empresa. Concluímos que não havia condições. A empresa reagiu, demos mais algumas chances, mas diante da impossibilidade de retomada da obra, conseguimos o distrato. Na nova contratação, optamos pela dispensa da licitação e contratamos a Campos Morais, que recentemente nos entregou a escola João Henrique Dantas, em Carnaúba dos Dantas”, descreveu o secretário Gustavo Coelho. No final, ele brincou, que a fiscal da obra não é engenheira, mas vai passar lá todo dia (referindo-se à governadora). 

O secretário da Educação Getúlio Marques ressaltou as cobranças que foram feitas nesses últimos dois anos, pela governadora Fátima Bezerra, até chegar a esse momento de assinatura da ordem de serviço. “Foram muitas as dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui. Em 2021, vamos continuar juntos e queremos que todos os professores estejam conosco”, resumiu. Na ocasião, a SEEC também estava representada ela secretária adjunta Márcia Gurgel e do subsecretario Marcos Lael. Foto:Sandro Menezes 

Comentários