Educação promove evento para discutir tecnologia, saberes e práticas pedagógicas - Salomão Medeiros
Governo do Rio Grande do Norte

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Educação promove evento para discutir tecnologia, saberes e práticas pedagógicas

O uso da tecnologia na educação, intensificada nesse 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é a temática discutida em um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

O 1º Encontro de Tecnologias Educacionais do Rio Grande do Norte (ETERN) foi iniciado na tarde desta segunda-feira (7), com a participação da governadora Fátima Bezerra.

O tema do evento é “O uso das tecnologias educacionais no fazer pedagógico em tempo de pandemia: ressignificando saberes e práticas pedagógicas”. Até o próximo dia 9, a SEEC vai coordenar uma série de encontros virtuais para refletir e trocar percepções com profissionais de todo o país a respeito da utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino público.
Em sua participação, a governadora destacou a importância de realizar um evento como esse em um momento de profundas transformações das práticas educacionais no contexto de pandemia. 

“Aqui no RN, nós, respeitando as autoridades sanitárias, firmamos um termo de ajustamento de conduta com o MPRN, no qual dialogamos com toda a comunidade educacional, para fazer o retorno das atividades presenciais em fevereiro de 2021. Este evento é uma afirmação do nosso compromisso em defesa da educação pública, e uma prova de que o ano escolar pode ter sido prejudicado, mas não foi perdido, e que estamos buscando formas de nos adaptar a este ano tão atípico”.

O evento conta com mais de mil participantes inscritos, que vão participar pelas transmissões no canal da SEEC no Youtube e pelas plataformas de chamadas de vídeo.

Para o titular da SEEC, Getúlio Marques, é de fundamental importância que os professores tenham espaços de diálogos como esse.

“Tendo em vista o momento em que estamos, no qual precisamos nos reinventar, reinventar a sala de aula, e com a integração e a troca de experiência, podemos aprender juntos. Estamos focando nessa adaptação ao digital desde abril, mas não abrimos mão de ações de recuperação para o ciclo 2021-2022 e esperamos que esse encontro nos ajude a aprofundar esse debate”, acrescentou.

Também participaram da mesa de abertura a secretária-adjunta de Educação, Márcia Gurgel, e as professoras Magnólia Morais, Glauciane Pinheiro e Ana Paula Flor.

O encontro terá nos próximos dias a participação de especialistas no tema como o pós-doutor Luís Miguel Dias Caetano, a professora da PUC-SP Maria Elizabeth Bianconcini, o especialista em educação em direitos humanos Luiz Gomes da Silva Filho, entre outros convidados. Serão palestras, relatos de trabalhos e debates, que podem ser acessados no site do ETERN (http://etern.seec.rn.gov.br/).Foto:Sandro Menezes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.

publicidade