Symara Tâmara celebra 20 anos de carreira com lançamento de projeto musical

A cantora e compositora Symara Tâmara abre a celebração de seus vinte anos de trajetória musical trazendo ao público seu mais novo projeto musical – Florescer, que terá início com o lançamento do primeiro single de sua carreira no próximo dia doze nas principais plataformas digitais.

“Florescer” é o título da canção que marca oficialmente o lançamento do projeto solo de canções inéditas da cantora e intitula um projeto que teve início em 2019, quando César Guimarães – poeta, compositor, produtor cultural e esposo de Symara, e Gabriela Mendes – cantora, compositora e multi-instrumentista cearense, compuseram a canção e confiaram a interpretação a Symara, que definiu sua interpretação trazendo o ritmo do ijexá, que celebra a ancestralidade do povo brasileiro e marca as influências musicais da cantora potiguar.
A cantora, além de colocar sua voz e expressão, tem obtido grandes êxitos com “Florescer”, como ter se classificado entre as vinte melhores canções do I Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste, tendo concorrido com outras mais de 120 composições de todo o país, e no Prêmio Fomento à Cultura Potiguar, ambos em 2019, o que possibilitou a gravação e produção da música e ainda, como culminância do projeto, a gravação de seu videoclipe.

A canção conta com a produção musical e arranjos de cordas de Jubileu Filho e ainda com Kleber Moreira (percussão), Chico Bethoven (sax e flauta), o paraibano Beto Preah (bateria) e arranjos de flauta de Gabriela Mendes. “Florescer” fala poeticamente da simplicidade em amar e do quanto o sentimento é contagiante quando propagado.

O projeto, que se constitui basicamente na gravação e lançamento do single Florescer e videoclipe do mesmo, é realizado com recursos oriundos do Governo do Estado do RN/ Fundação José Augusto e quem assina toda a produção é a Acunha Produções. 

O single, que é a primeira etapa do projeto, estará disponível nas principais plataformas digitais a partir do próximo dia 12 de novembro, com distribuição da Tratore, mas já está disponível para pré save através do link http://tratore.ffm.to/florescer

Acessando o link é possível escolher a plataforma digital de música de sua preferência e adicionar a canção à sua playlist automaticamente, o pré save está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal, podendo ser ouvida nestas e demais plataformas a partir do dia 12. 

A segunda etapa do projeto Florescer será o lançamento do videoclipe da canção, que está em fase de produção e conta com roteiro e atuação de Plínio Sá e Luiza Gurgel, participação especial de Gabriela Mendes, além da própria Symara Tâmara, e previsão de lançamento ainda para 2020 também nas plataformas digitais.

“Florescer” é um marco na trajetória musical de Symara Tâmara, que começou a compor ainda na adolescência e a cantar profissionalmente em 2001, formatando a partir de agora suas composições próprias e parcerias como projeto de lançamento de seu primeiro disco para 2021, tendo a canção “Florescer” já no set list. 

Sobre Symara Tâmara – artista potiguar-mossoroense, que permeia pelos campos da música, da literatura, da educação e da pesquisa. Tem formação acadêmica e mestrado em Letras pela UERN, membro da AFLAM e ALAMP, trabalha com música desde 2001, cantando na noite e em bandas de rock e de baile de Mossoró.

Venceu o tradicional concurso A mais Bela Voz em 2006 e desde então vem firmando seu nome na música potiguar com projetos musicais temáticos em eventos como Mossoró Cidade Junina, Assembleia Cultural (Natal-RN), Câmara Cultural, e apresentou canções de seu projeto autoral em projetos como Canto Potiguar (2008), Projeto Seis & Meia (2010) e Abertura do Espetáculo Chuva de Balas (2011), participou de projetos como Tributo a Clara Nunes, Elas cantam Brega, MPB Petrobrás, Sacolão Cultural e polos do Mossoró Cidade Junina. Representou o estado do RN em festivais nacionais (Festival da Música de Fortaleza e Festival Juazeiro do Norte de Música do Nordeste) e instituições culturais nacionais (CCBNB Sousa-PB). 

Abriu shows de artistas nacionais e internacionais, como Quarteto em CY, João Bosco, Nando Reis e Modulatus Project (Iury Matias - RN e Laura Rui - Portugal). Encontra-se em pré-produção de seu primeiro disco, com previsão de lançamento para 2021.Foto:Divulgação

Comentários