Governo assina ordem de serviço para construção de 2 postos de guarda-vidas

O Governo do Estado autorizou nesta terça-feira (10) a construção de dois postos de guarda-vidas para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) nas praias do Meio, em Natal e Búzios, em Nísia Floresta. 

A ordem de serviço foi assinada pela governadora Fátima Bezerra em ato na sede da corporação, em Natal. O investimento é no valor de R$ 340 mil, com recursos próprios, para os dois postos. O prazo para conclusão das obras é de 60 dias. 
"Venho aqui na sede do Corpo de Bombeiros assinar a ordem de serviço para fortalecer ainda mais a instituição que é de grande importância na defesa da sociedade. Os bombeiros exercem diversas funções de caráter humanitário, entre elas o salvamento de afogados. Estes investimentos dão condições dignas de trabalho, o que se soma à política de valorização de carreira com as promoções e valorização salarial que implementamos", afirmou a governadora. 

Fátima Bezerra também destacou que os novos postos vão melhorar a qualidade da prestação do serviço à população potiguar e proporcionar ambiente salubre e de qualidade aos guarda-vidas. 

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, lembrou a atuação da governadora Fátima Bezerra como deputada estadual quando defendeu o processo de emancipação da corporação, então vinculada à Polícia Militar. "Conquistamos a autonomia da corporação com o apoio da senhora como deputada. Hoje estamos aqui em um momento simbólico e necessário. Vamos construir dois novos postos de guarda vidas a cada ano até chegar a todas as praias atendidas. São instalações importantes para o serviço de salvamento", afirmou. 

O projeto arquitetônico é de autoria do sargento bombeiro Cardoso, que é arquiteto. A construção terá dois andares, com o térreo reservado para atendimento pré-hospitalar, sala de comunicação e área para descanso dos profissionais. A parte superior será um posto de visualização para a praia. 

Os postos vão atuar também de forma preventiva, prestando informações à população sobre as correntes marítimas e como se portar dentro do mar. "Os postos estarão localizados em pontos altos e estratégicos, a fim de permitir maior campo visual e agilidade no socorro a possíveis vítimas de afogamento ou outros acidentes na água", reforçou o coronel Monteiro. 

No ato de assinatura a governadora esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho. 

APOIO À CORPORAÇÃO 

O CBMRN dispõe de 639 militares na ativa em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Em 2019, o Governo do RN incorporou 89 novos militares ao CBMRN para somar no atendimento à população. 

Por meio de convênios, o Governo adquiriu novas viaturas de resgate, salvamento e de defesa ambiental. Em 2019 foram entregues viaturas e equipamentos para auxiliar nas ações de segurança pública, em um investimento total de R$ 2 milhões. Fotos:Robson Araújo

Comentários