Flip 2020 divulga lista final de convidados e tem maioria de autores negros

A Festa Literária Internacional de Paraty divulgou nesta sexta-feira (06) a lista completa dos 19 autores que participarão da edição virtual deste ano, que acontece de 3 a 6 de dezembro.

Entre os novos confirmados, estão a historiadora Lilia Schwarcz, que acaba de lançar "A Bailarina da Morte" e "Dicionário da República", este em parceria com Heloísa Starling; a romancista Ana Paula Maia, de "Enterre Seus Mortos", e a poeta e tradutora Stephanie Borges, que publicou ano passado seu primeiro livro, "Talvez Precisemos de um Nome para Isto". 
A lista final mostra que a festa terá maioria de autores negros entre seus convidados deste ano, coroando uma tendência que começou na edição de 2017, quando a pressão dos leitores fez com que a curadoria aumentasse a diversidade racial das mesas. 

Vale ponderar, porém, que a edição deste ano será enxuta e virtual, com menos autores do que o normal. 

O evento já tinha confirmado nomes como o da britânica Bernardine Evaristo, primeira vencedora negra do prêmio Booker, que fará a palestra de abertura, a colombiana Pilar Quintana, que lança seu "A Cachorra" no Brasil este mês, e os americanos Eileen Myles, Jonathan Safran Foer e Regina Porter. 

A Flip confirmou também hoje autores que já tinham sido divulgados antes que a edição presencial da festa, em julho, fosse suspensa. O nigeriano Chigozie Obioma e o americano Danez Smith vão participar da edição virtual do evento. 

Entre os brasileiros, também se destacam os escritores Itamar Vieira Junior, finalista do Jabuti por "Torto Arado", e Jeferson Tenório, que lançou o elogiado "O Avesso da Pele". 

Todas as mesas vão ter transmissão gratuita e ilimitada pela internet. A próxima Flip será a primeira a não ter curador nem escritor homenageado, depois do pedido de demissão de Fernanda Diamant, que tinha planos de pôr no centro da festa a poeta americana Elizabeth Bishop. 

Veja abaixo a lista completa de autores e seus países de origem: 

Ana Paula Maia (Brasil), Bernardine Evaristo (Inglaterra) ,Chigozie Obioma (Nigéria), Danez Smith (EUA), Eileen Myles (EUA), Elisa Pereira (Brasil), Fernando Alcantara (Brasil), Itamar Vieira Junior (Brasil), Jeferson Tenório (Brasil), Jonathan Safran Foer (EUA), Jota Mombaça (Brasil), Lilia Schwarcz (Brasil), Luz Ribeiro (Brasil), Marcello Alcantara (Brasil), Nathalia Leal (Brasil) ,Pilar Quintana (Colômbia), Regina Porter (EUA), Rodrigo Ciríaco (Brasil) e Stephanie Borges (Brasil).Folhapress/Foto:Shutterstock 

Comentários