Tesouro Nacional aponta melhora da qualidade contábil do Governo do RN

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) publicou nesta segunda (19) o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, com base nos dados de 2019. O Governo do RN, que tinha ficado em último lugar no ranking com base nos dados de 2018, avançou nove posições ficando em 18º lugar, à frente de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. 

“Deveríamos avançar nada menos que 19 posições em apenas um ano e figurarmos na oitava colocação. Mas a STN adotou novos critérios, como ‘gestão da informação” e diminuiu a evolução natural que teríamos. Mas no próximo ranking estaremos entre os dez estados com melhor avaliação. A meta é estarmos entre os cinco melhores até o fim desta gestão”, comentou o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi. A intenção da STN é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação. 
“Estamos felizes com os avanços conquistados pela contabilidade. Os critérios comuns avaliados em 2018 e 2019 demonstram melhoria significativa da nossa informação contábil e fiscal, mesmo sendo um dos únicos estados que não adotam um sistema contábil único. Os resultados obtidos são frutos de um trabalho árduo da equipe do órgão central de contabilidade”, destacou o contador geral do Estado, Flávio Rocha. 

O controlador geral do Estado, Pedro Lopes, enfatiza que a evolução da contabilidade do Governo do RN decorreu diretamente do investimento no quadro de pessoal. 

“Recebemos o Governo com o serviço de contabilidade quase terceirizado, sem atenção por parte da gestão. A governadora Fátima Bezerra autorizou iniciarmos um diálogo com o Ministério Público de Contas para nomearmos contadores concursados, que foi acatado pelo TCE, e trouxemos um notório especialista em contabilidade pública para gerenciar a equipe, o contador geral do Estado, Flávio Rocha. E em pouco mais de um ano já colhemos resultados”.

O ranking da qualidade da informação contábil e fiscal pode ser acessado no link https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ Foto:Reprodução

Comentários