RN registra recorde de empregos em agosto: o melhor dos últimos 9 anos

O mês de agosto registrou aumento acentuado no índice de geração de empregos no Rio Grande do Norte. Foi o mais alto desde 2011 no Estado e o terceiro maior crescimento nacional no período, em termos proporcionais. E a estimativa do secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, é que sejam gerados mais 9 mil empregos até o fim do ano. 

“O programa RN Cresce Mais e a antecipação do décimo terceiro salário fazem parte da estratégia do Governo em manter a economia aquecida, com efeitos na geração de empregos, renda e receitas tributárias para que esses índices se mantenham em alta de forma sustentável e possam recolocar nosso Estado no caminho do desenvolvimento, como visto em 2019”, estimou Aldemir Freire. 
Em outubro de 2019, o Rio Grande do Norte registrava a maior alta na geração de emprego em 15 anos, após cinco meses de crescimento consecutivo e a segunda maior taxa de criação de empregos em todo o Brasil, com 0,7% à época. E assim como este ano, outra vantagem é a diversidade dos setores econômicos aquecidos no Estado. 

Com a nova atualização dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o RN figura na terceira melhor colocação nacional no mês de agosto, com variação de 1,44% no saldo de empregos formais, atrás apenas do Amazonas (1,74%) e Paraíba (2,45%). Este é o terceiro mês seguido de alta. Em junho foram 1.746 empregos gerados com carteira assinada. Em julho, 1.161, além dos 5.955 em agosto. 

“O setor agropecuário, beneficiado com diversos programas governamentais mesmo durante a pandemia, foi dos maiores responsáveis pela alta no índice. Mas tivemos ainda os setores da indústria e da construção civil também com bons números. E aposto no crescimento dos setores de comércio, serviços e indústria de transformação para puxar o emprego no Estado nos próximos meses”, concluiu o secretário.Foto:Sandro Menezes 

Comentários