Rio Grande do Norte é sede de discussão regional sobre Segurança Pública

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte está recebendo esta semana, no Centro de Convenções, o evento “Senasp Itinerante”, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). O RN é a sede do evento no Nordeste. 

A abertura foi realizada na tarde desta terça-feira (20), com a presença do vice-governador Antenor Roberto, toda equipe de Segurança Pública do Governo e o secretário Nacional de Segurança Pública Carlos Renato Paim, além de gestores de toda a região. 

A ação visa percorrer as cinco regiões do Brasil para ouvir as principais demandas e apresentar possíveis soluções voltadas à melhoria da segurança pública com base nas realidades locais. O Senasp Itinerante segue no RN até o próximo dia 22. 
“Se não houver integração dos órgãos de segurança, será sempre uma política de enxugar gelo. E a nossa integração já acontece, não só com os órgãos de segurança do RN, mas com as parcerias com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo. Então nosso estado está organizado para fazer as parcerias com o Governo Federal”, afirmou o vice-governador. “É um prazer receber esse evento nacional e uma honra compartilhá-lo com os gestores dos estados do Nordeste”, finalizou Antenor. 

A iniciativa do evento tem por objetivo aproximar a Senasp dos estados brasileiros, ouvindo as principais necessidades de cada local. Assim, no decorrer do evento, ocorrerão várias Câmaras Temáticas, onde serão discutidas com os gestores de segurança pública as principais demandas da região Nordeste. 

“Senasp Itinerante é uma oportunidade de diálogo, de integração com aqueles que executam diariamente segurança pública e defesa social. Buscamos aqui informações estratégicas para subsidiar o planejamento da nossa pasta. Agradeço a oportunidade de realizar o evento aqui em Natal. Obrigado a todos, obrigado ao Estado”, disse Carlos Renato Paim. E continuou o secretário nacional: “Trouxemos nosso time de diretores e técnicos para que possam, dentro das câmaras temáticas, conversar com os senhores e apresentar ferramentas importantes que nós dispomos na Senasp, ferramentas gratuitas que podem contribuir com os estados”. 

O coronel Francisco Araújo, secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN, também celebrou a realização do evento em Natal. “Pela primeira vez a Secretaria Nacional de Segurança Pública vem ouvir os entes federados. Todas as instituições de segurança pública serão ouvidas pelo Ministério da Justiça. Quem faz a maior parte da segurança pública no Brasil são as polícias estaduais. Então aqui está a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o ITEP, e todos os secretários de segurança pública do Nordeste. É de fundamental importância essa união e integração dessas forças”, pontuou Araújo. 

APLICATIVO AGENTE DE CAMPO: 

Dentre as ferramentas citadas pelo chefe da Senasp está o aplicativo Agente de Campo. O aplicativo dá às forças policiais o acesso a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações, agilizando o trabalho dos agentes. 

O Agente de Campo é destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que já utilizam as ferramentas do Sinesp. 1.756 agentes de segurança do RN terão acesso imediato ao novo aplicativo e 20.039 do Nordeste. 

O aplicativo faz parte do Sinesp Big Data, um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltado à integração e à análise de dados na segurança pública nacional. 

Ainda compuseram a mesa da abertura do evento o coronel Alarico Azevedo, comandante geral da Polícia Militar do RN; coronel Luís Monteiro, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN; Ana Cláudia Saraiva, delegada-geral da Polícia Civil do RN; Marcos Brandão, diretor geral do ITEP-RN; Dijairlon Henrique Moura, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN; desembargadora Maria Zeneide, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário; e Marcus Vinícius Soares, defensor público Geral do Estado.Foto:Sandro Menezes

Comentários