Candidato a vereador pelo PT em Felipe Guerra, Zico do Sindicato apresenta sua história

O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) do município de Felipe Guerra, Antonio de Sousa e Silva, mais conhecido como Zico do Sindicato esteve recente apresentando a sua história.

Como candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Felipe Guerra, Zico do Sindicato, faz parte da Coligação Felipe Guerra em Boas Mãos, tendo como candidato a prefeito, o professor Salomão Gomes (PL) e o candidato a vice-prefeito, o agricultor Ubiracy Pascoal (DEM). 
Na sua trajetória de lutas pela comunidade rural,o jovem nascido na comunidade do Sítio Tabuleiro,zona rural do município de Felipe Guerra,sendo ele o quinto filho do casal Fernando Ferreira da Silva e Aurecina Leite de Souza e Silva. Seus avós maternos Saturnino Leite de Souza e Izabel Maria da Conceição e paternos Santídio Ferreira da Silva e Antônia Maria dos Anjos. 

Zico é pai de uma filha, Anny Beatriz Silva, continua residindo no Sítio Tabuleiro e junto com seus familiares tem se dedicado ao trabalho agrícola e como agricultor conhece bem a realidade do homem do campo. 

Para estudar vivenciou algumas dificuldades, como ir a pé até a zona urbana, um percurso de 03 (três) quilômetros. Mesmo assim, persistiu na sua vida escolar e concluiu o ensino fundamental na Escola Municipal José do Patrocínio Barra, em 1998 e o ensino médio na Escola Estadual Antônio Francisco, em 2002
Além de estudar, logo cedo, em 1997, começou a conciliar o estudo com o trabalho, como por exemplo, cita o corte de palha de carnaúba, na construção da barragem do Mirador, na Ponte do Boqueirão, dentre outros serviços existentes na época. 

No período 2001 a 2002, trabalhou na Fazenda Primazia domesticando animais para exposição. Também trabalhou na EMATER de Felipe Guerra de 2006 a 2008. 

Ao participar de cursos no SEBRAE, EMATER, EMPARN despertou para a importância de ser sindicalista e no dia 27 de janeiro de 2003, filiou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Felipe Guerra - STTR. Nesse mesmo ano, assumiu o cargo de presidente da Associação do Sítio Boqueirão, e no ano seguinte foi convidado, pelo seu desempenho, para assumir a Comissão de Juventude do Sindicato. 

Em 2006 assumiu o cargo de vice-presidente do STTR, e nesse mesmo período trabalhou com um programa do SEBRAE em parceria com a Fundação Banco do Brasil - o ADR (Agente de Desenvolvimento Rural), durante 04 meses. 

Em 2010, sua família, através do programa crédito fundiário, teve acesso à propriedade de um terreno e fundaram a "Associação Filhos de Fernando”. Zico foi o primeiro presidente dessa entidade. 

Em 2011, no período de 03 meses, trabalhou em um novo programa da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a COOPAGRO - Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio, e teve continuidade em 2012, durante 04 meses.
Na busca por sua qualificação profissional, em 2016 foi aprovado no Processo Seletivo do IFRN - Campus Apodi para o curso de Técnico em Agropecuária, concluindo no final de 2018.

Devido sua relevante atuação sindical, foi eleito para presidente do Sindicato dos Trabalhadores para o mandato 2010/2014 e reeleito para mais um mandato como presidente do STTR de Felipe Guerra para o período 2015/2018. Atualmente é tesoureiro do Sindicato no mandato 2018/2022.

Durante seu percurso, Zico tem se esforçado para representar bem a categoria e participado ativamente de diversos cursos de capacitação, eventos local, regional e nacional, como destaque o Seminário Nacional Sobre o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizado em 2019 pela Contag, em Brasília. Além da troca de experiências e de muito aprendizado, teve a responsabilidade de representar o Polo do Médio Oeste nesse Seminário.

No âmbito local, Zico tem participado de vários eventos, encontros e reuniões com os agricultores locais para ouvir suas demandas, reivindicações e planejamento de ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário.

Como integrante do Movimento Sindical reconhece que esteve à frente de algumas conquistas para a categoria, mas muitos desafios permanecem, por essa razão pretende dedicar-se à luta por políticas públicas que cheguem efetivamente a todas as famílias do campo e entende que há necessidades dos agricultores e agricultoras familiares de Felipe Guerra tenham um representante e defensor de seus direitos no poder legislativo municipal.Fotos:Divulgação

Comentários