Governadora Fátima Bezerra e federação discutem medidas para agricultura familiar no RN

Seguindo a política de gestão por meio do diálogo, o Governo do Estado reuniu-se, no fim da tarde desta terça-feira (29), com o corpo diretivo da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte (Fetarn). 

Contando com a presença da governadora Fátima Bezerra, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN) apresentaram as ações já desenvolvidas desde o início de 2019 e parte do planejamento para as próximas ações, atendendo em grande parte as demandas dos homens e mulheres do campo potiguar. 
“A nossa gestão valoriza o diálogo, ainda mais com a representação do campo. Temos a sensibilidade no sentido de compreender o lugar que deve ocupar a agricultura familiar no nosso estado”, comentou a chefe do Executivo. 

Na pauta do encontro virtual discutiram-se ainda diversos temas para o desenvolvimento rural, indo desde o crédito para os produtores até a educação no campo, passando por segurança, perfuração de poços e programas de compra da produção da agricultura familiar. “Temos que elogiar o Governo pelas ações que já estão funcionando, como o Programa da Compra Direta, o aumento do preço do leite, entre outros, além da parceria Emater-Emparn, que vem funcionando muito bem”, afirmou o presidente da Fetarn, Manoel Cândido. 

A governadora agradeceu o reconhecimento dos avanços e garantiu que as demandas dos trabalhadores, apresentadas através da Plataforma da Agricultura Familiar, seguirão sendo atendidas. “Vamos avançar em várias áreas, como o Programa de Compras Governamentais, que a pandemia provou que política é sustentável e eficiente”, comentou ela, ao citar o programa que adquiriu mais de 300 toneladas de alimentos produzidos pela agricultura familiar para cestas básicas destinadas a estudantes durante o período de pandemia. 

Fátima ainda aproveitou a ocasião para antecipar o lançamento do programa de perfuração de poços, viabilizado com recursos próprios do Governo e emendas parlamentares. “O programa será lançado em breve e será o maior programa de garantia do acesso à água de qualidade para o nosso povo”, resumiu a governadora. 

Os auxiliares também pontuaram ações importantes que estão por vir. O titular da Sedraf, Alexandre Lima, destacou o edital que será lançado para reforçar a assistência rural. “Mais de 3000 famílias serão atendidas pela assistência técnica a partir do ano que vem. Não fazer nenhuma política pública sem dialogar com trabalhadores e trabalhadoras do campo é um compromisso nosso”, pontuou o secretário. 

O diretor geral da Emater-RN, César Oliveira, explicou sobre o programa de formação complementar para os núcleos de agricultura familiar, que será lançado no próximo mês. “Em parceria com a UERN, vamos proporcionar a formação de jovens e adultos do campo em cursos de graduação em agroecologia ou especialização em desenvolvimento rural. Em pouco tempo conseguimos colocar de pé uma política vigorosa e estratégica”, afirmou César. 

Os participantes da reunião ainda acertaram para a próxima semana reuniões setoriais da Fetarn com as pastas da segurança pública, educação e tributação para encaminhar as outras demandas apresentadas no encontro virtual.Foto:Robson Araújo

Comentários