Oito clubes de futebol e entidade recebem doação de máscaras e materiais de higiene

Neste sábado (1º), o governo do estado fez a entrega de 10 mil máscaras, 150 protetores faciais, 150 litros de álcool 70%, 60 litros de sabonete líquido e 600 pares de luvas para a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e para os oitos clubes que disputam o campeonato estadual.

O material, no valor aproximado de R$ 25 mil, foi recebido pelos pela FNF.O controlador geral do Estado e coordenador da Central Estadual de Recebimento de Doações, Pedro Lopes, fez a entrega e informou que as máscaras foram produzidas pela parceria do Governo do RN com a indústria têxtil potiguar.

Nesta parceria, a administração estadual custeia a mão de obra de 4 mil costureiras das oficinas do programa Pró-Sertão localizadas no interior. O valor é de R$ 3 milhões para a produção de 7 milhões de máscaras. 
As indústrias Guararapes, Nortex e Coteminas doam o material e organizam a produção, que também recebeu doação de tecido do Sindicato da Construção Civil do RN.

O álcool e o sabonete líquido são doações da indústria Becker, localizada em São José de Mipibu. A Potigás doou os protetores faciais. "Neste trabalho contamos também com importante atuação da UFRN, através do Nuplam, que faz processamento e embalagem do álcool", explicou Pedro Lopes.

Ele acrescentou que esta é mais uma iniciativa do Governo do RN em apoio ao segmento esportivo do Estado, no esforço de enfrentamento à pandemia. "Estamos entregando produtos e equipamentos que vão contribuir para a higiene e segurança sanitária durante os jogos do campeonato estadual, com estádios de portões fechados, mas que o cidadão poderá acompanhar em casa, sem se expor ou promover aglomerações. Atletas, treinadores, dirigentes e todo o pessoal envolvido na realização dos jogos dispõem agora do material para cumprir as medidas protetivas contra a Covid-19", afirmou Pedro Lopes.

O campeonato estadual de futebol de 2020 tem a participação de oito clubes - ABC, América, Globo, Força e Luz, Santa Cruz, Assú, Palmeira de Goianinha, Potiguar de Mossoró. Começa no próximo dia 10 com o jogo América x Globo, às 20 hs, de portões fechados, mas transmitido por uma plataforma digital com gestão de todos os clubes. A plataforma poderá ser acessada por ingresso virtual e os valores arrecadados serão destinados aos clubes e aos atletas como direito de arena. 

"Esta ação do Governo do RN se caracteriza por gesto muito maior, que é a relevância da defesa da vida utilizando o esporte como instrumento em favor de manter o cidadão em casa, em respeito aos protocolos para controle da pandemia e evitar aglomerações. 

A Governadora tem sido parceira e correta nas relações com o RN", declarou o presidente da FNF, José Vanildo, para encerrar: "Consideramos esta doação como de grande importância para nossas atividades. Ela consolida a interação entre a federação, os clubes e o Governo do Estado. Vivemos um momento difícil, mas buscamos alternativas e, com o apoio da administração estadual, estamos proporcionando à sociedade diversão e lazer de forma segura".Foto:Sandro Menezes

Comentários