Lançada licitação de compra de equipamentos para queijeiras do Seridó

No tocante à agricultura familiar do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado vem dando passos importantes para o seu desenvolvimento. Com o objetivo de fortalecer e qualificar a cadeia produtiva do queijo no estado, a governadora Fátima Bezerra lançou nesta quarta- feira (12), a licitação dos equipamentos de queijeiras por meio do aplicativo Solução Online de Licitação (SOL do RN).

Este lançamento de licitação será de compra de aparelhos para equipar e modernizar as queijeiras beneficiárias do Edital 5/2017 de Leite e Derivados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN - Governo Cidadão. Ao todo, 39 queijeiras da região do Seridó ligadas à Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa) e à Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs), estão sendo beneficiadas com a iniciativa governamental.

O Edital de Leite e Derivados é uma iniciativa do Governo do Estado, via Governo Cidadão, Secretaria de Agricultura e Banco Mundial, cujo investimento total é de R$ 20 milhões.
“Estamos dando um salto muito significativo e importante na cadeia produtiva do leite. Com esta ação estamos avançando na produção rural do Rio Grande do Norte”, disse a chefe do Executivo Estadual. Fátima ainda ressaltou sua alegria em lançar a licitação dos equipamentos das queijeiras na mesma semana em que enviou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei que delibera sobre as micro e pequenas empresas e que vai ampliar a geração de emprego e renda no enfrentamento à pandemia.

Para o secretário de Gestão e Metas do Estado, Fernando Mineiro, o lançamento trata-se de um momento muito simbólico e de grande inovação em termos de licitação. “O dia de hoje era muito esperado pelos agricultores familiares ligados às queijeiras”, destacou. A partir de agora os beneficiários poderão adquirir equipamentos utilizados nas fábricas de laticínios, como prateleiras e cubas em aço inox, coifas, fogão industrial, tanques de recepção de leite e iogurteira.

“Que, juntos, façamos um bom trabalho. Nós, enquanto cooperativas, queremos desenvolver grandes atividades”, disse Venâncio Souza, da Capesa. Durante esta quarta-feira, membros da Cooperativa estão em treinamento e capacitação para aprender a manusear o aplicativo Sol do RN. 

APLICATIVO SOL

O certame para adquirir os equipamentos vai acontecer por meio do Aplicativo Sol do RN, que está disponível para celulares de sistema Android na plataforma do Google play e foi criado pelo Governo do RN e desenvolvido em parceria com o Governo da Bahia. O Sol vai permitir que os beneficiários de realizem todo o processo de compras de forma online de modo eficiente e competitivo, garantindo mais transparência, agilidade e segurança.

Para Luciano Wuerzius, especialista em licitações do Banco Mundial, foi uma grande satisfação lançar o aplicativo Sol no RN. “Essa é uma das maiores licitações feitas pelo Sol. Aproveito a oportunidade para parabenizar a equipe envolvida pela iniciativa. Esperamos grandes resultados”.

No que concerne ao apoio às cooperativas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, disse que a ação representa também o fortalecimento do cooperativismo e do processo de agroindustrialização na agricultura familiar. ”É fundamental que o investimento esteja atrelado ao fortalecimento da política que o Governo do Estado tem, dentro do programa de cooperativas, o Cooperafes”, falou Alexandre.

“Fico sonhando com tudo pronto. Isso vai gerar emprego e desenvolvimento para o nosso estado”, assim concluiu a governadora Fátima Bezerra. Participaram da solenidade virtual o vice- governador, Antenor Roberto; o Secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha; o diretor da Emater, César Oliveira; além de representantes do Tribunal de Contas do RN (TCE) e da Capesa.Foto:Fabiano Trindade

Comentários