Governadora Fátima Bezerra faz visita em canteiro de obras em Oiticica e entrega novo projeto de urbanização - Salomão Medeiros
TCM HD

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Governadora Fátima Bezerra faz visita em canteiro de obras em Oiticica e entrega novo projeto de urbanização

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra esteve na manhã desta terça-feira (18) fazendo uma visita de vistoria às obras do Complexo Oiticica, na cidade de Jucurutu.

Acompanhada de uma equipe técnica do Governo do RN e oficializou o novo projeto urbanístico aplicado na construção da Nova Barra de Santana, comunidade vai abrigar 240 famílias que serão realocadas nas 217 moradias que estão sendo construídas. Com a conclusão da Barragem de Oiticica, a atual Barra de Santana será alagada.

A readequação da obra social é uma das principais reivindicações dos moradores. "Essa obra representa a realização de um sonho para quem vive na região e vai garantir segurança hídrica para quase um milhão de pessoas", ressaltou a governadora Fátima Bezerra, referindo-se aos habitantes do Oeste e do Seridó. 
“É com a emoção do dever cumprido, que eu entrego uma cópia desse projeto que vai trazer cidadania e dignidade para a comunidade, que vai garantir a posse e a legalidade de Nova Barra de Santana. Vai garantir o direito sagrado de vocês, do direito à posse da terra e da casinha que está sendo construída para vocês", enfatizou.

Na ocasião, a governadora assinou a mensagem para envio de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa autorizando alienação de bem imóvel desapropriado para fins de criação do núcleo urbano intitulado Nova Barra de Santana. Com a aprovação, poderão ser celebrados contratos de permuta com os proprietários ou posseiros, para obtenção de imóvel a ser construído no núcleo Nova Barra de Santana.

A Procuradoria Geral do Estado-RN já realizou 378 indenizações via desapropriação ou servidão administrativa na área rural e há 186 indenizações em curso na área urbana. A obra da Nova Barra de Santana está com 56% de execução e a obra da parede da barragem com 83%. O cronograma prevê a conclusão da obra até final de 2021.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos João Maria Cavalcanti ressalta que a construção da nova localidade contará com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, além de lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos João Maria Cavalcanti foi um dos responsáveis pelo encaminhamento do projeto de urbanização, que vai garantir qualidade de vida aos moradores. "A governadora orientou que tivéssemos todo o cuidado para agilizar a obra", assinalou. A construção da nova localidade contará com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, além de lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.

"Quero dizer da minha alegria, como seridoense, de ver esse sonho se transformar em realidade. Na condição de deputado estadual, farei de tudo o que estiver ao meu alcance para que esse projeto seja aprovado e possamos garantir a dignidade que essa comunidade merece", destacou o deputado Francisco do PT, na ocasião.

Representante dos moradores, Euzimar Gomes, estava emocionado no evento. "Me sinto realizado porque a cada dia que assinamos ou que assistimos à assinatura de um contrato, é mais uma vitória que alcançamos. Agora só temos a agradecer", comemorou.

A governadora esteve no local acompanhada do vice-governador Antenor Roberto; da secretária adjunta do Gabinete Civil, Samanda Alves; e do diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar. Também estavam presentes representantes da Caern e do mandato do senador Jean Paul Prates, além do gerente do Consórcio EIT/Encalso Dorian Carlos, funcionários do canteiro de obras, imprensa, comunidade e lideranças políticas.

NOVO PROJETO: A construção da Nova Barra de Santana, em Jucurutu, avança em ritmo mais acelerado e com nova qualidade técnica desde que o Governo do Estado, por meio da Semarh, contratou nova empresa para conduzir os trabalhos na obra social e elaborou novo projeto urbanístico da comunidade. Dentre as modificações estão o acréscimo de rampas de acessibilidade para cadeirantes e escadas para pedestres.

SOBRE OITICICA: Orçada em R$ 550 milhões, a Barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN, a 5ª maior do Brasil e será o 3º maior reservatório do Estado. Quando concluída, beneficiará 800 mil pessoas, de 43 municípios do RN. 

Com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, vai receber as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e ofertará água para as regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central.Foto:Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.

publicidade