Retorno de aulas presenciais não deve acontecer até o fim de agosto no RN, confirma governo do estado

O Comitê Setorial da Educação do Governo do RN está elaborando três áreas de protocolos para quando for possível retomar as aulas presenciais na rede pública de ensino.

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques, disse nesta quinta-feira, 31, que os protocolos são para as áreas pedagógica, normativa e de biossegurança.

"As aulas não foram suspensas, estão acontecendo por meios eletrônicos e via material impresso enviado para as comunidades rurais. O ano está comprometido, mas não perdido. Estamos fazendo todos os esforços para que não se perca o ano letivo de 2020", afirmou o secretário na entrevista coletiva para atualização de dados e prestação de contas das ações da gestão estadual no enfrentamento à Covid-19.
Getúlio Marques informou que a Secretaria Estadual de Educação está trabalhando com ciclos e no retorno a atividades presenciais fará avaliações de nível de cada aluno, um trabalho de nivelamento e demais análises para assegurar a regularidade dos conteúdos.

Nesta quarta-feira, 29, após uma reunião interna, o Comitê Setorial da Educação se reuniu com o Comitê de Segurança da Saúde e ouviu a mesma avaliação anterior: não há condições para o reinício das aulas presencias no dia 17 de agosto como estava previsto. 

"A pesquisa é unânime. As condições para retornar dia 17 agosto não são favoráveis. É preciso aguardar uma melhoria mais efetiva no quadro da pandemia para voltarmos com segurança. Precisamos esperar o momento certo para voltar, mas não será antes do final de agosto. Educação é direitos de todos e a gente quer preservar, mas só retornaremos com segurança por que isso significa mais de um milhão de pessoas voltando a circular em todo o Estado", enfatizou. 

Getúlio ainda informou que as prefeituras não têm prerrogativa para autorizar o funcionamento presencial das escolas privadas. "Especialmente aquelas que têm ensino médio, que é competência do Estado e do Conselho Estadual de Educação. As prefeituras podem deliberar sobre o ensino fundamental e a educação infantil". 

FISCALIZAÇÃO NO LITORAL CONTINUA: Sobre o apoio estadual às fiscalizações nos municípios localizados no litoral do estado, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro, reafirmou que as atividades desenvolvidas pelo Governo têm o objetivo claro de barrar o avanço da contaminação e de novos casos de Covid-19. 

"Importantes ações estão articuladas pelo Estado junto aos municípios. O RN tem posição positiva comparado a outros Estados, mas é preciso manter o controle e a vigilância para impedir novos casos da doença. E isso só é possível se avançarmos na prevenção", registrou.

Ações articuladas funcionaram bem no fim de semana passado e continuarão neste sábado (1º) e domingo (02). "O sistema de vigilância do Ciosp da Secretaria Estadual de Segurança Pública, está à disposição da prefeitura de Natal, funciona 24 horas e cobre, ao vivo e on line, a movimentação de Ponta Negra à Redinha. Hoje teremos nova reunião para organizar a fiscalização. Não é hora ainda de aglomerações. Queremos evitar o efeito sanfona como aconteceu em outros Estados e países. É hora de manter o isolamento para conter o avanço da pandemia. O nosso litoral tem 50% da população, mas tem entre 60 e 70% do número de casos e de mortes por Covid", afirmou Fernando Mineiro.

DADOS: O total de internamentos em consequência da Covid-19 no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 30, é de 448 pacientes. Destes 233 estão em leitos críticos e 215 em leitos clínicos. A taxa geral de ocupação de leitos críticos para pacientes de Covid-19 é de 61%. Nas regionais segue distribuído desta forma: 

54% - Natal 

40% - João Câmara 

88% - Mossoró 

20% - Pau dos Ferros 

20% - São José de Mipibu 

63% - Seridó 

A fila de regulação tem 2 pacientes para leitos críticos, 2 para leitos clínicos e 16 aguardando transporte sanitário. 

Os casos confirmados hoje somam 49.667, os suspeitos chegam a 61.800, há 78.818 descartados, 1.750 óbitos registrados (7 nas últimas 24 horas) e há 185 óbitos em investigação. A taxa de isolamento social é de 39%. 

O Governo do RN disponibiliza testes RT-PCR em todos os municípios e reforça as medidas de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

"O apoio técnico do Governo aos municípios acontece em todas as regiões e reforça a implementação de estratégias principalmente no atendimento básico de saúde, potencializando o trabalho feito pelos municípios, numa co-responsabilização para alcançarmos melhores resultados", explicou a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Alessandra Luchesi.Foto:Sandro Menezes 

Comentários