Pacto pela Vida: Governo vai reforçar apoio à fiscalização no litoral neste final de semana

Dando continuidade às ações com o objetivo de reforçar o cumprimento dos protocolos de retomada das atividades econômicas nas cidades litorâneas do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra se reuniu com prefeitos, prefeitas e representantes de 23 municípios praianos na tarde desta quinta-feira (30).

A pauta da reunião foi o alinhamento das ações de apoio à fiscalização planejadas para o próximo final de semana para evitar aglomerações nas praias e proximidades, conforme já registrado em finais de semana anteriores. A meta é reduzir ainda mais a taxa de transmissão e de novos casos da Covid-19 e fazer com que as ações do Estado sejam cada vez mais eficientes.
Para isso, novamente, por meio do Pacto Pela Vida, o Governo do RN vai disponibilizar diversas equipes da Força de Segurança do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) para apoiar e fortalecer os efetivos de policiais e de agentes de saúde dos municípios.

“O governo tem a responsabilidade, nesse exato momento, de executar essas ações integradas de fiscalização para que haja o cumprimento rigoroso das medidas sanitárias para que possamos dar continuidade a essa retomada com segurança e responsabilidade e evitar que o Estado retroceda nesse processo. Há cinco semanas o RN registra diminuição de casos confirmados e de óbitos em nível nacional. É fruto do nosso trabalho de parceria firmada com as prefeituras.

De um lado, o investimento na assistência à Saúde, com a ampliação de leitos por todo o RN; e de outro, a adoção ao isolamento e distanciamento social. Isso significa preservar a vida dos potiguares. Assim vamos retomando gradualmente e de modo seguro a economia”, disse a governadora, confirmando que agora, mais do que nunca, todos os Poderes e a sociedade estão desafiados a manter os bons resultados que vêm sendo obtidos contra a pandemia.

Na oportunidade, Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo, coordenador da articulação do Pacto pela Vida, falou que ações das forças de segurança também deverão acontecer no interior, “especialmente nas áreas de barragem e lagoas, onde recebemos notícias que a população tem procurado bastante e de modo desordenado”, pontuou.

O secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, reiterou aos participantes que, embora o Estado esteja em um momento de fazer jus à conquista da redução dos índices de transmissão e ao declínio de casos e óbitos por coronavírus, registrados na maioria das regiões, não vivemos um momento de relaxamento, pois a pandemia não acabou. 

“Precisamos ficar mais alertas do que já estamos, pois se não contermos a tendência da população em se aglomerar, corremos sérios riscos do aumento de casos”, enfatizou.

Eudo Rodrigues Leite, Procurador-Geral de Justiça do RN, destacou que o momento atual da pandemia coroa o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, das prefeituras e da parte da população que colabora com o distanciamento social.

“Percebemos que os prefeitos estão conscientes e disponíveis para dialogar e articular com o Governo do Estado no intuito comum de fiscalizar, no sentido de orientar a população sobre os protocolos sanitários essenciais para o momento. O Estado chega a um patamar, a uma posição de destaque nacional com relação à pandemia”, destacou.

As prefeitas de Areia Branca, Iraneide Mendonça, e de Canguaretama, Fátima Marinho, agradeceram a parceria com o Governo do RN e com o Ministério Público no combate à pandemia que tem apresentado resultados positivos em seus municípios. As duas gestoras relataram que o número de casos e de mortes se encontram em queda em seus municípios. “Não conseguiríamos conter a população sem esse apoio adicional da Polícia Militar”, acrescentou Iraneide.

Acompanharam a governadora na reunião o vice-governador Antenor Roberto; o secretário estadual de Segurança, Coronel Francisco Araújo; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alarico Azevedo; e a subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela. 

Representando o setor produtivo estavam o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; o presidente da Abrasel-RN, Artur Fontes; e o diretor técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti.

Estiveram presentes os seguintes prefeitos: Iraneide Xavier Cortez Rodrigues Rebouças (Areia Branca), Adeilson Gomes de Oliveira (Baía Formosa), Maria de Fátima Borges Marinho (Canguaretama), Joaz Oliveira Mendes da Silva (Extremoz), Túlio Bezerra Lemos (Macau) e Francisco de Assis Pinheiro de Andrade (Touros). 

Também estiveram presentes representantes das prefeituras de Parnamirim, Ceará Mirim, Natal, São Miguel do Gostoso, Georgino Avelino, Galinhos, Guamaré, Tibau do Sul, Caiçara do Norte, Maxaranguape, Nísia Floresta, Porto do Mangue, Pedra Grande, Rio do Fogo, São Bento do Norte e Tibau.Foto:Sandro Menezes

Comentários