Fiscalização é reforçada nas praias de Natal e mais 22 municípios

Uma reunião na manhã desta quinta-feira, 23, no quartel do comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte com representantes da prefeitura de Natal definiu a atuação conjunta na fiscalização do cumprimento das medidas de proteção no enfrentamento à Covid-19 na orla marítima no trecho entre as praias de Ponta Negra e Redinha, onde, no último final de semana, ocorreram grandes aglomerações e desrespeito às regras de distanciamento social e uso de máscara.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas, coordenador do programa Governo Cidadão e do Pacto Pela Vida, Fernando Mineiro, explicou o assunto na entrevista coletiva de prestação de contas das ações do Governo e atualização dos dados da pandemia: 

"Iniciamos hoje uma ação concreta e integrada do Estado com município de Natal para conter o avanço da pandemia. Agradeço em nome da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Antenor Roberto o entendimento que vai proteger e salvar vidas, que é função de cada instância da gestão pública".
Mineiro informou também que as ações conjuntas ocorrerão nos outros 22 municípios da região litorânea. "A partir da convocação da governadora foi possível traçar um conjunto de ações com os municípios que terão o apoio dos órgãos do sistema de segurança do Estado, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Faremos ações em todas essas cidades, e é fundamental que a população se some aos esforços na contenção da pandemia", afirmou.

Ele lembrou que as 23 cidades praianas têm quase metade da população do Estado e concentram a maior incidência de contaminações e mortes - 65% e 70%, respectivamente. "É preciso atenção especial. As ações já estão ocorrendo e serão reforçadas nos finais de semana, de Tibau, na região Oeste a Baía Formosa, na região Agreste. É um grande esforço conjunto do Estado e municípios, pessoal da saúde e da segurança que estão colocando em risco suas próprias vidas para conter a pandemia e proteger a população". 

RETOMADA: O cenário da Covid no RN continua apresentando tendência de redução. Isto se deve aos esforços do Governo estadual que adotou uma política de abertura de leitos exclusivos para assistência aos pacientes. Atualmente, o RN tem o terceiro maior percentual de leitos Covid no Brasil. "Isto é resultado de um esforço imenso para superar a falta de estrutura e tem consequências altamente positivas como a proteção à vida e permitir as condições para a continuidade do Plano de Retomada Gradual das Atividades Econômicas", afirmou Mineiro.

"O cronograma do Plano continua. O próximo passo é a retomada, dia 29, da abertura dos templos religiosos para reuniões com até 100 pessoas. Nos próximos dias o Governo editará decreto com a regulamentação", anunciou. O secretário destacou que é preciso continuar contando com o alinhamento entre as decisões do Estado e dos municípios para evitar divergências que poderão comprometer o resultado das medidas de proteção à população.

“Contamos com as prefeituras, com o conjunto da população e agradecemos a dedicação especial dos profissionais da saúde e da segurança pública", acrescentou.

FISCALIZAÇÃO EM TRÊS TURNOS: O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), coronel Francisco Araújo, informou que as ações integradas na fiscalização da orla marítima em Natal vão acontecer nos três turnos - manhã, tarde e noite.

"Vamos fazer o controle dos acessos aos estacionamentos na orla marítima, exigir o uso de máscara e não é permitido o consumo de bebida alcoólica, aglomeração de pessoas, a prática de esportes coletivos e paredões de som”, destacou ao dizer que o policiamento normal, das polícias civil e militar, continua e será acrescido por efetivo recebendo diária operacional. 
“Agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil e oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão nas ruas para fazer cumprir as regras dos decretos de combate à Covid, inclusive em veículos descaracterizados. Nos outros 22 municípios com orla marítima também acontece a fiscalização", afirmou Araújo. 

DADOS: Os dados epidemiológicos da Covid-19 mantêm maior incidência na região Metropolitana de Natal, Oeste e Vale do Assu. A taxa geral de ocupação de leitos hoje no RN é de 83%. O percentual por região é: 

Oeste - 80% 

Metropolitana de Natal - 84% 

Pau dos Ferros - 100% 

Mato Grande - 80% 

Seridó - 80%. 

Nas redes de hospitais públicos, privados e filantrópicos, há 519 pessoas internadas - 278 em leitos críticos e 241 em leitos clínicos. A fila de regulação tem 6 pacientes para leitos críticos, 3 para leitos clínicos e 15 aguardando transporte sanitário. 

Os casos confirmados são 46.056, casos suspeitos 57.908, descartados 71.311. As mortes confirmadas chegam a 1.650 (11 nas últimas 24 horas) e há outras 200 em investigação. O indicador de isolamento social registra 39,2%.

O Governo do RN, através da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), continua monitorando e buscando identificar casos precoces.
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Luchesi informou que a partir desta sexta-feira, 24, por orientação do Ministério da Saúde, será ampliada a testagem do tipo RT-PCR para todas as pessoas que apresentarem síndrome gripal do primeiro até o sétimo dia do início dos sintomas. 

Antes o RT-PCR era destinado apenas para pessoal da saúde, segurança, idosos e pessoas com comorbidade. "Agora todos os pacientes poderão fazer o exame através do Lacen/RN", declarou.Fotos:Elisa Elsie

Comentários