Pacto pela Vida ganha adesão dos municípios da 1ª e 3ª Regionais de Saúde

Os prefeitos e gestores da 1ª Regional de Saúde de São José de Mipibu e da 3ª Regional de Saúde de João Câmara aderiram ao ‘Pacto pela Vida’, ação iniciada pelo Governo do Estado que convoca os poderes executivos municipais a agirem de forma direta no combate à pandemia.

O Pacto propõe, principalmente, ações de fiscalização do cumprimento dos decretos estaduais para aumentar o índice de isolamento social. A adesão foi confirmada nesta terça-feira (09), em reunião da governadora Fátima Bezerra com as autoridades, por videoconferência.

“Estamos realizando um novo chamamento da sociedade para que todos possam ter comprometimento no combate à pandemia, aderindo ao Pacto pela Vida, respeitando o isolamento o social. Reiteremos que precisamos da ajuda de cada cidadão e lembro que o isolamento social, no momento, é a maneira mais eficaz de combater esse vírus”, convocou a governadora.
Por meio o diálogo, a chefe do Executivo estadual procura ampliar o endurecimento de regras para promover o isolamento social. “Convocamos a Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Bombeiros, Polícia Militar e Civil, que estão à disposição de todos os municípios para reforçar as ações de isolamento social para cumprimento dos decretos estaduais.

O Governo do Estado está fazendo um esforço para pagar as diárias operacionais da Segurança Pública para ampliar o efetivo dos policiais nas ruas. Este final de semana tivemos o reforço de 1.500 homens e mulheres. Os municípios podem tomar medidas mais rígidas do as citadas nos decretos estaduais, com total o apoio do Governo”, reforçou. 

Entre as ações propostas pelo Pacto estão o fechamento de orlas, maior fiscalização de feiras livres, proibição de circulação em áreas públicas, controle de circulação com blitzen, barreiras sanitárias, entre outras medidas em parceria com as prefeituras e o reforço das forças da Segurança Pública em Natal e nos municípios potiguares.

Na videoconferência, o secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo, Fernando Mineiro, destacou os baixos índices de isolamento que vêm sendo registrados: “Precisamos dada parceria de todos, da população e das prefeituras para elevar os índices de isolamento. Temos que trabalhar de forma unificada, respeitando a especificidade de cada região”, afirmou.

Já o secretário Adjunto da Saúde Pública, Petrônio Spinelli, enfatizou que “tudo que estamos construindo e equipando agora irá ficar como legado para a população do Rio Grande do Norte”, citando as ações para estruturação das unidades de saúde e ampliação dos leitos, prioridades do Governo.

Participaram da reunião os secretários Francisco Araújo (Segurança Pública), Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas), Petrônio Spinelli (Adjunto da Saúde), o diretor do Procon Estadual, Thiago Silva e o procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Leite.

Entre outras autoridades municipais estiveram presentes os prefeitos Taianni Lopes (Lagoa D’Anta), José Arnor da Silva (Jundiá), Berg Lisboa (Goianinha), Adeilson Gomes (Baia Formosa), Daniel Gurgel (Nísia Floresta), Flávio César Nogueira (Nova Cruz), Antônio Modesto (Tibau Do Sul), Wanessa Gomes Morais, (Serra de São Bento), Severino Rodrigues (Monte Alegre) e os gestores Wendell Costa (Vera Cruz) e Jaciratan Ramos (Passagem).Foto:Reprodução

Comentários