Governo assina ordem de serviço para construção da Estrada da Produção

A governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para a construção da Estrada da Produção no município de São Gonçalo do Amarante. O ato virtual ocorreu na manhã desta terça-feira (30) com a presença do vice-governador Antenor Roberto e o prefeito Paulo Emídio de Medeiros (Paulinho).

A nova via facilitará o acesso da população a serviços sociais fundamentais, como educação e saúde, além do seu importante papel de escoar a produção agrícola, transporte de mercadorias e dinamização do turismo na região.

A obra receberá o investimento de R$ 16,8 milhões, recursos do projeto Governo Cidadão e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), por meio de empréstimo do Banco Mundial. A empresa responsável pelo serviço é a Construtora Luiz Costa Ltda (CLC) e caberá ao Departamento de Estradas de Rondagens (DER) e a secretaria estadual de infraestrutura fiscalizar a obra que passará a compor o sistema viário do Estado.
Na ocasião, governadora frisou a importância da obra que se consolida em um momento atípico e desafiador para o Rio Grande do Norte. “Mais um sonho que se torna realidade. Com muito esforço estamos dando mais esse passo em benefício ao nosso estado, para a economia e o povo potiguar. 

Hoje assinamos uma ordem de serviço emblemática para São Gonçalo, uma estrada que vai cruzar três BRs. É uma alegria imensa para mim e para o nosso Governo realizar esse marco social e econômico para toda a região metropolitana. Temos que, sobretudo, destacar que essa estrada é sinônimo de desenvolvimento”, enfatizou a governadora.

Após um longo processo para destravar uma série de pendências ambientais que ainda impediam o andamento do processo, o resultado final da licitação para construção da Estrada da Produção foi homologado pelo Governo do Estado na última quinta-feira, dia 25.

De acordo com o secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, “a equipe do Governo Cidadão, DER e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) trabalharam incansavelmente e se dedicaram para destravar todos as questões burocráticas e agilizar a contratação da empresa. Vamos acompanhar todas as fases da obra para que possamos entregar o mais breve possível. Mesmo com a epidemia as obras não param”.

ESTRADA DA PRODUÇÃO: Com uma extensão de 12,9 km, ela será dividida em dois subtrechos: o primeiro com 7,9 km, ligando São Gonçalo do Amarante ao distrito de Serrinha (entroncamento do acesso sul ao Aeroporto e ao entroncamento da RN 312); e o segundo é um ramal que vai até o distrito de Boa Vista, com 5 km de extensão. O pavimento da via será constituído de duas faixas de rolamento de 3,50 metros e acostamentos de 2,50 metros de cada lado, totalizando 12 metros de largura. Para o secretário de Infraestrutura, Gustavo Carvalho, “a obra é um grande empreendimento que dará segurança e qualidade logística para quem trafega pela via”. 

A estrada da Produção em São Gonçalo do Amarante também será um importante equipamento de conexão entre a Região Metropolitana de Natal e o interior do RN. O fato de a rodovia circundar o Aeroporto Internacional de Natal e cruzar diversas áreas residenciais e rurais confere relevância socioeconômica ao projeto, atendendo ao avanço do crescimento da produção local ao mesmo tempo em que valoriza as propriedades localizadas na sua área de influência.

O prefeito Paulinho destacou a parceria com o Governo do Estado. “Estamos trabalhando de mãos dadas para concluir essa obra que beneficiará o povo de São Gonçalo, principalmente da zona rural. Uma obra tão esperada e tão importante para todos nós”, frisou. 

Além dos já citados, também participaram: Leon Aguiar (Idema); Manoel Marques (DER); o ex-secretário de Estado, Jaime Calado; o vice-prefeito, Eraldo Paiva; os vereadores Nino, Rayure Protásio e Edson Valban (Presidente da Câmara); secretários municipais, gestores estaduais e o representante da empresa CLC. Foto:Divulgação 

Comentários