2ª etapa da pesquisa do setor do Turismo demonstra preocupação com os protocolos de segurança sanitária

Em uma pesquisa realizada em sua segunda fase no estado do Rio Grande do Norte pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte junto com a empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) objetivando compreender de forma aprofundada a realidade vivenciada pelo setor turístico durante este momento de pandemia mundial.

Intitulada “O Turismo do RN no contexto da Pandemia" a análise traz os impactos econômicos da categoria e as perspectivas para a retomada.

Participaram desta edição da pesquisa 450 respondentes dos cinco polos turísticos do Estado, dentre meios de hospedagem, entidades do trade, bugueiros, condutores, guias de turismo, agentes de viagens, operadoras, setor de alimentos e bebidas, agências de receptivo e locadoras de veículo. O período de coleta de dados, feito digitalmente, ocorreu entre os dia 14 a 27 de maio deste ano.
“Estamos trabalhando na consolidação do Plano de Retomada do Turismo do RN, as pesquisas foram a primeira etapa para conseguirmos fazer um panorama da situação dos negócios. Sabemos que não é um cenário fácil, teremos longos meses de muito trabalho pela frente, mas podemos constatar a importância de criar um protocolo sanitário exclusivo para nosso estado”, constatou a secretária de Turismo, Aninha Costa.

Os resultados mostraram que 69% dos respondentes informaram como prioridade para o Plano de Retomada do setor estão as medidas e protocolos sanitários, quando questionados sobre a necessidade de um manual para melhores práticas sanitárias 60% concordam que se sentirão mais seguro com a existência do documento. 
O essencial neste momento é transmitir práticas de higienização e segurança para a saúde dos visitantes e moradores.

Para responder a essa questão cursos gratuitos de capacitação dos trabalhadores estão sendo desenvolvidos pelo Senac/RN, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do RN, a iniciativa privada; sendo representada pela a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/RN), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), o Natal Convention, os sindicados de Hotéis, Restaurantes e Similares (SHRBS/RN), de buggy (Sindbuggy/RN), das Empresas de Turismo (Sindetur), e dos Guias de Turismo (Singtur) com o sistema Fecomércio.

“Esse é um trabalho que será contínuo, precisamos acompanhar, por meio de inteligência comercial, o cenário local, nacional e internacional e com isso traçar estratégias de atuação para contribuir com a retomada efetiva do setor. Acreditamos que compartilhar as pesquisas com o trade do RN irá colaborar com o processo de tomada de decisão de gestores públicos e privados”, esclareceu o presidente da Emprotur, Bruno Reis.

A pesquisa foi dividida em duas fases quando apresentou a etapa Nacional (acesse aqui) e a etapa Estadual do Rio Grande do Norte (acesse aqui).Foto:Sandro Menezes/Divulgação

Comentários