RN sobe sete pontos e passa à 9ª posição em ranking de transparência da covid-19

O Rio Grande do Norte subiu sete pontos e entrou para a lista dos dez estados brasileiros com melhor avaliação no Índice de Transparência da Covid-19, iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus, publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

O Rio Grande do Norte alcançou o 9º lugar no ranking, com 74 pontos, ficando à frente de estados de maior potência econômica, como São Paulo e Rio Grande do Sul.

O melhor desempenho é resultado das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol da transparência da informação, como as coletivas de imprensa realizadas de segunda a sábado para atualização de assuntos relativos à covid-19. 
As páginas de internet do Governo do RN, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e dos demais órgãos estaduais publicam diariamente textos informativos, como o Boletim Epidemiológico emitido pela Sesap. A população também tem fácil acesso aos perfis das redes sociais do Governo e de seus órgãos, onde também são replicadas as ações de combate ao novo coronavírus.

O controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes, explica que “é essencial que as informações sobre a Covid-19 cheguem até a população de forma clara e fácil. Ocupar o nono lugar demonstra o esforço que o Governo realiza diariamente para melhorar a qualidade e transparência das nossas informações. 

Essa semana devemos passar a publicar os dados da covid no Portal da Transparência do RN, concentrando as informações em um só espaço, como os boletins epidemiológico e econômico, e apresentar as compras e serviços realizados para o combate à pandemia. Com essas implementações vamos melhorar nossa nota e posição no ranking”. O endereço do Portal da Transparência do RN é o www.transparencia.rn.gov.br .

Índice de Transparência da Covid-19: Para a composição do índice, são definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).

Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins que atua no país desde 2013. Para mais informações sobre os dados da covid-19 em todo o País clique aqui.Foto:Pixabay

Comentários