Paciente curado de covid-19 no Seridó recomenda isolamento

“Estou me sentindo bem, mas não abro mão de continuar em casa. E recomendo que todos façam o mesmo: fiquem em casa”. Esse é o conselho do servidor público municipal Decênio Ribeiro, de 47 anos, que comemora a cura da covid-19 após dias de internação e incertezas sobre sua saúde. 

Ele é do município de Acari, na região do Seridó potiguar, e deu entrada em uma unidade de saúde de sua cidade no dia 06 de abril, acometido dos sintomas típicos da doença.
No dia 09, foi encaminhado para o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, onde ficou internado. O resultado do teste positivo para covid-19 saiu dia no dia 13 e a alta hospitalar ocorreu no dia 16, sob aplausos da equipe do hospital, pois todos consideraram o seu restabelecimento uma grande vitória em meio à luta contra o novo coronavírus, principalmente pelo fato de que ele seja portador de comorbidades, como diabetes, obesidade e hipertensão. 

Ao voltar para casa, o servidor público cumpriu isolamento domiciliar absoluto, por duas semanas, onde permaneceu apenas no quarto. Somente a partir do último dia 30, ele iniciou contato com os familiares com quem mora. Decênio suspeita de ter contraído o vírus em Natal, quando veio para fazer um treinamento. Na Capital, ele circulou em ambientes fechados. “Isso foi antes do decreto restritivo que a governadora emitiu. Quando voltei para casa, comecei a sentir os sintomas uns oito a dez dias depois”, explicou. 

Febre, garganta irritada e dor de cabeça foram os incômodos iniciais. “Como uma crise de sinusite muito, muito forte, mas que lhe deixa totalmente acamado”, compara. Ele procurou ajuda médica quando começou a sentir dores no peito. “No posto de saúde, me recomendaram isolamento domiciliar. A enfermeira atendia por vídeo chamada. Fiquei no quarto isolado. Tudo o que eu usava era descartado. Agora, continuamos com os cuidados essenciais, como máscara, higienização dos alimentos e uso de álcool a 70%”, disse. 

Pelo fato de ser hipertenso, diabético e obeso, tem redobrado os cuidados na alimentação, reduzindo ao máximo sal, açúcares e gordura, e apostando em frutas e vegetais, além de abolir a fritura. O servidor público ainda passará por uma avaliação médica por causa do trabalho e por enquanto continua sob atestado. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), responsável pelo hospital que o atendeu, a região do Seridó registrou até essa segunda (4), 13 casos confirmados, dentre 328 notificados, dos quais 166 foram descartados. 

A taxa de letalidade é de 7,7%, com um óbito confirmado e dois em investigação. Atualmente, há oito pacientes internados no Hospital do Seridó, três em estado grave, sendo seis com suspeita e dois confirmados. 

Os internados com suspeita são oriundos dos municípios de Cerro Corá (01); Currais Novos (01); Serra Negra (01); Jardim do Seridó (01); Jardim de Piranhas (01); e Campo Redondo: 01. Os confirmados são de Serra Negra (02).Foto:Pixabay

Comentários