Prazo para definir eleição acontecerá em junho e ministro se diz que é contra adiá-la

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que estará assumindo a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em maio, disse durante uma entrevista ao UOL, que o adiamento das eleições, marcado para outubro, vem sendo cogitado devido à pandemia do novo coronavírus. 

"A verdade é que nós estamos monitorando a evolução da doença. Não gostaria de adiar as eleições, acho que ainda não é preciso decidir isso neste momento, mas acho que não podemos fechar os olhos a este risco. Imaginaria junho como sendo o momento em que nós temos que ter uma definição. O que eu sou radicalmente contra é o cancelamento das eleições e fazer todas coincidirem em 2022", informou Luís Barroso. 
Para o ministro, o seria adiar "por um prazo máximo de dois meses" as eleições deste ano. Unir as eleições municipais e nacionais violaria, para ele, a "vontade do eleitor" que votou para um mandato de quatro anos dos governantes. Ele ainda avalia que o excesso de candidatos criaria "um inferno gerencial". 

"Nós estamos estimando 750 mil candidatos entre prefeitos e vereadores. Se você juntar isso a milhares de candidatos nas eleições nacionais vai criar um inferno gerencial nestas eleições", enfatizou ele.Com informações da Folhapress/Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Comentários