Copacabana Palace fecha temporariamente devido à pandemia do coronavírus

O símbolo maior do luxo da hotelaria carioca, conhecido também por ser frequentado pelo Jet set da sociedade brasileira e internacional, o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, estará a partir desta sexta-feira (10) fechando suas portas temporariamente por causa da pandemia do coronavírus,covid-19).

De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), 60 hotéis já foram fechados em detrimento à pandemia. 

O grupo inglês Belmond do Brasil, informou que a decisão de suspender temporariamente as atividades no Hotel Copacabana Palace,trata-se como seu foco principal a proteção dos 550 funcionários, assim como também os hóspedes da infecção pelo coronavírus. 
Foram comunicados que os seus últimos hóspedes deixaram o hotel na última segunda-feira (6),e conforme a diretora-geral do grupo, Andrea Natal, a ocupação em março dos mais de 225 apartamentos e suítes caiu para 36%,o que a expectativa para o referido mês era de uma ocupação de 70%. 

Com o fechamento temporário, vão ficar morando no hotel, apenas Andrea e o cantor Jorge Bem Jor,que desde 2018 ele reside no Copacabana. 

Segundo informações divulgadas a previsão para que haja a reabertura ao público do hotel é no mês de maio, sem data certa. 

Considerado um verdadeiro ícone da história da hotelaria do Rio de Janeiro, no período que estiver fechado, apenas 50 funcionários estarão trabalhando dentro do hotel para manutenção das instalações do prédio. 

História:  O Hotel Copacabana Palace foi construído pelos empresários Octavio Guinle e Francisco Castro Silva entre os anos de 1919 e 1923, atendendo a um pedido do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país. 

Em compensação, o governo federal concederia incentivos fiscais, assim como a licença para que nele funcionasse um cassino, uma exigência do empresário. 

Epitácio Pessoa queria que o hotel fosse inaugurado em 1922, com a finalidade de ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil, um evento de dimensões internacionais. 

No entanto, o hotel só foi inaugurado, no dia 13 de agosto de 1923, devido a dificuldades na importação de mármores de Carrara, da Itália e cristais tchecos e na execução das suas fundações, além da falta de experiência no país para tal confecção e a um fenômeno da natureza, uma ressaca do mar, que destruiu a Avenida Atlântica, em 1922, causando danos ao hall do hotel. 

Venda:  Em 1989, a família Guinle, representada por José Eduardo Guinle, vendeu para o grupo inglês Orient Express, o Copacabana Palace, que passou a se chamar Belmond Copacabana Palace. O hotel passou por reforma, modernizando a antiga instalação, mas sem descaracterizar a fachada imponente do prédio. 

Personalidades: Nas suítes do hotel já se hospedaram figuras internacionais, como a cantora brasileira Carmem Miranda, a atriz Ava Gardner, a princesa Diana com o príncipe Charles, o cantor Mick Jagger; o escritor alemão Thomas Mann, do barão de Rotschild e o rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, entre tantas personalidades.Com informações da Agência Brasil/Foto:Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Comentários