Central recebe doações de empresas e inicia para pessoas físicas próxima semana

Para evitar maiores efeitos colaterais provocados pela pandemia do Covid-19 nas camadas sociais mais vulneráveis, o Governo do RN já montou uma Central para doações de material em grande volume por parte de pessoas jurídicas. E no início da próxima semana tem início o funcionamento da Central de Doações para pessoas físicas. 

As doações por pessoas jurídicas podem ser realizadas diretamente na Escola de Governo do RN (Centro Administrativo), das 8h às 17h. 

A equipe do Governo também pode providenciar o recebimento do material no estabelecimento da empresa, caso requisitado. O contato para efetivação das doações pode ser feito pelo telefone: (84) 98146-5124. 
A partir da próxima semana tem início a Central de Doações para pessoas físicas. Para evitar aglomerações e facilitar a doação, a coleta e a distribuição, toda uma logística tem sido arquitetada pelo Governo, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Associação dos Supermercados do RN (Assurn). Poderão ser doadas cestas básicas montadas ou a granel, além de materiais de higiene e hospitalares. 

As doações acontecerão em supermercados e atacadistas. A lista será disponibilizada nos próximos dias pela imprensa e redes sociais do Governo. Os materiais doados receberão cuidados para desinfecção, armazenamento e condicionamento. A Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), em contato com assistenciais sociais dos municípios, indicará postos de doações. A Defesa Civil fará a distribuição na capital e no interior. 

Para dar mais transparência ao processo, a Controladoria Geral do Estado, responsável pela coordenação da Central de Doações, também tem montado uma área dentro do Portal da Transparência para reportar todos os registros de entrada e saída de doações, com respectivos volumes e locais de entrega. 

A Control organizou, na tarde desta quarta-feira (1) uma teleconferência com, presença da governadora Fátima Bezerra, a secretária da Sethas, Iris Oliveira, representantes da rede de supermercados, do Ministério Público Estadual, da Seturn e da Cruz Vermelha. 

Na oportunidade, a promotora Ana Ximenez informou a cessão de dois caminhões com motoristas para distribuição das doações, além de seis servidores experientes em almoxarifado. A Seturn se dispôs a contribuir através do projeto “Busão da Solidariedade”, também disponibilizando ônibus para doação. 

Nesta sexta-feira será realizada nova reunião para definir os últimos detalhes de logística e a identidade da campanha de doações para o início da Central de Doações para pessoas físicas. 

Saiba Mais: O Governo criou por meio do Decreto nº 29.565, de 25 de março de 2020, a Central de Controle de Recebimento e Distribuição de Doações de Insumos e Bens destinados ao enfrentamento e amenização dos impactos da Calamidade Pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19).Foto:Reprodução Instagram Fátima Bezerra

Comentários