Governo do RN prepara encontro com embaixador chinês no Brasil

O Rio Grande do Norte receberá, após o Carnaval, uma visita do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. 

O encontro é mais um passo da aproximação com o país asiático, que já contou com diversas reuniões no Brasil e a participação da governadora Fátima Bezerra em um evento na China, com o objetivo de atrair investimentos para a geração de emprego e renda em solo potiguar.
A visita do diplomata chinês ao RN foi discutida na manhã desta quarta-feira (12) durante reunião, em Recife-PE, entre a governadora Fátima Bezerra e a cônsul Yan Yuqing, que representa a China no Nordeste brasileiro. 

O embaixador Wanming fará sua primeira visita ao Nordeste e escolheu o RN como destino inicial, nos dias 26 e 27 deste mês. “A escolha do RN se deu pelo grau de compromisso que eles enxergam no Governo do Estado no que diz respeito à cooperação para o desenvolvimento econômico”, disse a governadora.

Durante os dois dias de presença no RN, o embaixador terá, entre outras atividades, um encontro com a governadora e entidades empresariais potiguares e fará uma visita ao escritório da SPIC (State Power Investiment Corporation) em Natal, empresa estatal chinesa do setor de energia.
O encontro realizado em Pernambuco ainda contou com a participação dos secretários de Estado Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca), além dos representantes do Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão (ANCC) e da empresa Potiporã.

A presença de membros do setor da pesca e carcinicultura se deu pela abertura das negociações para que a China autorize a importação do camarão brasileiro. Como o RN é o líder da produção do crustáceo no país, mantém contato direto em busca da autorização das exportações por parte do governo chinês.

A governadora e a equipe do Governo ainda trataram com a cônsul da entrada do litoral potiguar na divulgação dos destinos turísticos para os chineses. Yuqing, que vem acompanhando de perto os desdobramentos dos encontros da governadora com seus compatriotas na China e no Brasil, destacou ainda o interesse na atividade mineral e na geração de energias renováveis no RN, além da localização privilegiada. 
A cônsul informou que promoverá em 2020 um seminário regional sobre segurança e desenvolvimento e conta com a presença de representantes do governo potiguar no evento.

Em julho de 2019, o Governo do Estado recebeu uma missão diplomática e empresarial chinesa no qual foram discutidas diversas parcerias e possíveis investimentos no Rio Grande do Norte. O encontro gerou ainda um convite do governo chinês para que a chefe do Executivo potiguar participasse de um seminário no país, em novembro, no qual foi a única representante brasileira. Durante todo o ano ainda foram feitas diversas reuniões de trabalho com representantes do país para encaminhar parcerias.

Ao fim da reunião, Fátima Bezerra deixou ainda uma mensagem ao povo chinês por ocasião do surto do novo coronavírus. “Toda nossa solidariedade ao povo chinês diante deste momento difícil pelo qual está passando. Manifestamos também toda nossa confiança nas medidas que as autoridades chinesas estão tomando. São ações muito importantes, que vão debelar essa situação”, disse ela. A cônsul Yan Yuqing agradeceu a solidariedade e o apoio dos governadores do Nordeste e do governo brasileiro no enfrentamento ao vírus.Fotos: André Góis

Comentários