Governo empossa conselho do programa RN + Saudável - Salomão Medeiros
TCM HD

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Governo empossa conselho do programa RN + Saudável

O Governo do Estado empossou o Conselho interinstitucional do programa RN + Saudável. São 36 membros natos de 18 órgãos estaduais, e mais 22 membros de órgãos, externos ao Executivo, que irão atuar na formulação de estratégias intersetoriais de promoção ao direito à cidadania e à qualidade de vida no Rio Grande do Norte.

Ao dar posse aos membros do Conselho, nesta terça-feira, 17, a governadora Fátima Bezerra disse que "este colegiado reúne representantes de toda a sociedade com a finalidade de promover a saúde e a qualidade de vida. E isto envolve todas as áreas de atuação da gestão pública. O nosso governo tem compromisso com a cidadania e com a qualidade vida. E para obtermos resultados concretos precisamos integrar as ações nos diversos setores como saúde, segurança, educação, agricultura, estradas, cultura, esportes", enfatizou.
Fátima Bezerra também destacou que o RN + Saudável é "um conceito do planejamento e do trabalho integrados. Do diálogo e da interação entre as diversas áreas. Devemos trabalhar em equipe, somando ações que se completam", reforçou, para concluir: "O RN + Saudável não é só da secretaria de Saúde e do Gabinete Civil. É um programa de todo o Governo. Conclamo todos a se aliar a este esforço e tenho certeza que contarei com todos.”

O secretário estadual de Saúde, Cipriano Vasconcelos registrou que o programa "coloca a saúde em todas as políticas públicas e viabiliza ações para promover a saúde e a vida". Tereza Freire, coordenadora do RN + Sustentável, acrescentou que o programa visa conciliar o desenvolvimento com sustentabilidade, preservação do meio ambiente e justiça social. 
"As ações que vamos realizar promovem a educação inclusiva, promoção da saúde, resgate cultural, redução da violência e a difusão da cultura de paz, buscando o direito de todos aos bens necessários à qualidade de vida."

Diretora de programas social do Sesc, Ilsa Galvão disse que o Sistema Social do Comércio se soma ao Governo do RN e ao programa RN + Saudável para criar uma rede de oportunidades, empregos e felicidade às pessoas.”
A solenidade de posse, realizada no auditório da Governadoria em Natal, contou também com a presença dos secretários de Estado de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Fernando Minero; da Infraestrutura, Gustavo Coelho; Segurança e Defesa Social, Francisco Araújo; da Sethas, Iris Araújo; da Comunicação, Guia Dantas; secretaria interina da Semjidh, Maria Luíza Tonelli; da adjunta da Educação, Márcia Gurgel; diretor do Idema, Leon Aguiar; do Idiarn, Mário Manso; do DER, Manoel Marques; representantes dos deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco Medeiros; vereadora em Natal, Divaneide Basílio; representantes da UFRN e UERN, diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti; dirigentes de sindicatos e associações.
RN+SAUDÁVEL: O programa RN + Saudável foi lançado em setembro último e reúne 9 secretarias de Estado e 7 órgãos da administração indireta. A articulação do programa é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da coordenadoria de Programas Estratégicos e Regionais.

O RN + Saudável une gestores, trabalhadores e a população em geral na busca por saúde, qualidade de vida, dignidade e segurança. Os projetos serão realizados em todas as regiões do Rio Grande do Norte, em parceria com prefeituras por meio de termos de cooperação técnica.

Entre as ações do programa estão a promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar, com estímulo à produção e ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, reduzindo o uso de agrotóxicos. O RN + Saudável também vai incentivar o estilo de vida ativo por meio de práticas corporais e atividades físicas, estimular a inclusão de atividades de educação e a promoção de saúde por meio da educação popular.

As ações visam também reduzir a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito e outras formas de violência, incentivar o saneamento básico, a sustentabilidade e a prevenção de acidentes do trabalho.

A base do programa tem quatro eixos fundamentais: Cultura de Paz; Estilos de Vida Saudáveis; Ambientes Saudáveis; Equidade e Inclusão, baseado nas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O programa integra as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH). E os órgãos DETRAN, Fundação José Augusto, IGARN, IDIARN, EMATER, EMPARN e IDEMA, articulados pelo Gabinete Civil e Secretaria para Gestão de Projetos e Metas de Governo.ASSECOM/RN/Fotos:Sandro Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários deste blog estão sujeitos a moderação e não serão publicados: comentário com ofensa pessoal, racismo, bullying ou desrespeito a opinião dos outros e/ou ofensas a outros comentários,e não representam a opinião deste blog.

publicidade