Fiéis renovam a fé em Santa Luzia, padroeira de Mossoró

Em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra participou nesta sexta-feira (13) da procissão de Santa Luzia, que encerra os festejos da padroeira da cidade. 

Celebrada há quase 250 anos, a devoção é parte da história de Mossoró, considerada a maior celebração religiosa do Rio Grande do Norte que atrai milhares de fiéis de todas as regiões do RN e de outros estados. 

Durante o percurso de quase 5 km, que começou no mosteiro de Santa Clara, a imagem parou por alguns instantes em frente à igreja do Alto de São Manoel, de onde a governadora caminhou por entre os fiéis até a catedral de Santa Luzia. 
"A festa de Santa Luzia é uma tradição do nosso Estado, que reúne milhares de fiéis. Para mim, tem sido uma emoção muito grande participar desse ato tão grandioso, um momento em que renovamos a fé para trabalharmos por dias melhores para Mossoró e para o Rio Grande do Norte", destacou Fátima Bezerra. 

A festa de Santa Luzia atrai milhares romeiros que vêm prestar homenagens, agradecer por graças alcançadas ou pedir a interseção da Santa protetora da visão. 
De acordo com os organizadores e a exemplo de anos anteriores, a estimativa era de que cerca de 150 mil pessoas participariam da procissão neste ano. 

Por sua dimensão, valor histórico e cultural, o evento fortalece o turismo religioso, aquece a economia local e movimenta dezenas de atividades econômicas, especialmente o setor de comércio e serviços. 
Ao longo do trajeto, a governadora parou para cumprimentar o pelotão da Polícia Militar sob o comando da Major Myria Suassuna. Uma ação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros reforçou a segurança nas ruas e acompanharam todo o percurso da procissão. 
Dentro da programação da festa, que começou dia 1º de dezembro, foi encenado o espetáculo que conta a história do martírio da virgem de Siracusa. Intitulado "Oratório de Santa Luzia", contado por pessoas da comunidade e artistas locais, tem a produção da Paróquia de Santa Luzia e foi contemplado pela Lei Câmara Cascudo (FJA), que destinou R$ 300 mil para a realização da produção teatral.
Acompanharam a governadora Fátima Bezerra, os senadores da República Jean Paul Prates e Zenaide Maia, a deputada estadual Isolda Dantas, o secretário de Estado Alexandre Lima (Agricultura Familiar) e as servidoras Socorro Queiroz e Socorro Batista.ASSECOM/RN/Fotos:Demis Roussos

Comentários