Governo realiza Fórum para promover desenvolvimento da indústria mineral no RN

O Governo do RN realiza nesta quinta-feira, 28, o Fórum Estadual Mineral (FEM), no auditório da Escola de Governo em Natal. 

O evento, principal encontro setorial de mineração, visa resgatar o papel de destaque do RN na produção mineral nacional e reúne técnicos dos governos estadual e federal, empresários, representantes de universidades, sociedade civil e órgãos de regulação.
Na abertura do evento, que traz como tema “A mineração no RN e o seu papel na interiorização do desenvolvimento econômico e social”, o governador em exercício Antenor Roberto disse que o Fórum é resultado das ações do Governo para enfrentar a crise financeira olhando para o desenvolvimento econômico e social com foco na geração de emprego e renda.
"Desde o início, a atual gestão vem dialogando com empresários, universidades e com consultores em busca de promover o desenvolvimento da exploração mineral. É papel do Estado criar diálogo, promover a interlocução, atender o empresariado dentro das normas da legalidade. Por orientação da nossa governadora Fátima Bezerra, que está em viagem à China a convite do Governo daquele país, a administração estadual criou um ambiente mais transparente e aberto, inclusive com a instalação de uma câmara setorial, para promover a produção mineral e a industrialização com desenvolvimento econômico e social para o nosso povo”, destacou Antenor.

O RN tem forte potencial mineral com destaque para a scheelita, ferro, cobre, ouro, diamante, lítio, feldspato e rochas ornamentais.Em 2018, o setor movimentou cerca de R$ 164 milhões no RN, rendendo R$ 2,75 milhões em Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).
Entre as principais ações do Governo do RN no setor está a instalação da Câmara Setorial de Mineração, que propõe a discussão de políticas para a área reunindo entidades públicas e privadas. Além disso, o Estado tem dialogado com empresas como a Cascar Brasil Mineração, a MHAG Mineração e a Felds Mineração acerca de investimentos para exploração e produção mineral no Estado.

O FEM é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Participam do Fórum: o deputado estadual Souza Neto; o assessor Jackson Santos, representando o senador Jean Paul Prates;o secretário geral do Instituto de Ciências Geográficas da China, Jun Chen;o secretário adjunto da Sedec, Sílvio Torquato;o diretor geral do Idema, Leonlene Aguiar;o presidente do Sindicatos das Indústrias de Mineração do RN, Mário Tavares;o prefeito de Currais Novos, Odon Junior; representantes do IFRN, UFRN, UFERSA, UERN e CREA-RN; o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tomás Antônio de Pádua; o superintendente regional da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais, Vanildo Almeida Mendes e o presidente da ASBM Brasil, Luís Guimarães.ASSECOM/RN/Fotos:Elisa Elsie

Comentários