Canal TCM HD é reconhecido pela Ancine como canal jornalístico brasileiro

Na noite de ontem (21) na cidade de Mendonza, na Argentina, durante a comemoração dos 20 anos da Associação Brasileira de Operadores de TV por Assinatura e Internet Banda Larga (NEO). 

A diretora Administrativa da TCM Telecom, Stella Maris recebeu à notícia que o canal TCM 10 HD do grupo TCM Telecom foi reconhecido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) como Canal Jornalístico Brasileiro. 

Ela enfatizou a sua alegria ao comentar mais um passo importante na prestação de um serviço cada vez melhor para Mossoró e Região Oeste do Rio Grande do Norte. 
“É de fundamental importância para nós que fazemos a TCM Telecom ter hoje o nosso canal reconhecido como canal de cota. Isso significa que o canal de TV por assinatura criado em 2002 apenas para a produção de conteúdo comum, passa hoje a ser reconhecido dentro da agência reguladora, a Ancine, como um canal de conteúdo jornalístico. Isso é de fundamental importância não só no cenário local, na nossa região, no Estado do Rio Grande do Norte, mas dentro de uma conjectura de nível nacional. Isso muito nos orgulha, nos deixa muito felizes. Agradeço imensamente em nome da minha família a todos que construiriam o canal TCM 10 HD ao longo desses 17 anos”, agradeceu Stella Maris, em entrevista durante o evento. 

Com sede em Mossoró, a expansão do Grupo TCM Telecom leva hoje o Canal TCM 10 HD a mais cinco cidades da região: Apodi, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra e Upanema; além de alcançar espectadores em todo país e no mundo pela internet, através do Portal tcmhd.com.br ou pelo Aplicativo TCM Play. 

No nosso canal no Youtube, por exemplo, há cerca de 200 mil inscritos com reportagens que ultrapassam a marca de 1 milhão de visualizações ou transmissões que passam dos 3 milhões de views. A grade de programação do Canal TCM 10 HD contempla programas variados, com predominância do jornalismo. Diariamente são mais de cinco horas dedicadas aos telejornais, informativos políticos, policiais e esportivos. Para atender essa demanda, só no Departamento de Jornalismo são 36 profissionais entre repórteres, produtores, editores, cinegrafistas, assistentes e apresentadores. "É um reconhecimento importante também para os profissionais que fazem o jornalismo do grupo TCM Telecom. Ratifica nossa responsabilidade na produção das notícias e destaca ainda o compromisso da emissora com a valorosa missão de informar", avaliou Moisés Albuquerque, Diretor de Jornalismo do Grupo TCM Telecom. 

A NEO, a quem a TCM Telecom está associada, congrega cerca de 140 empresas entre operadores de TV por assinatura, provedores de internet, fornecedores de soluções e serviços, fabricantes/distribuidores de equipamentos e distribuidores de conteúdo. Os associados da categoria Operadores de TV por Assinatura e Internet Banda Larga atuam em mais de 4 mil cidades, com cobertura em cerca de 70% dos domicílios no Brasil, dando a NEO uma abrangência nacional. 

A associação reuniu os associados na cidade de Mendonza, na Argentina, não apenas para celebrar os 20 anos de fundação, mas para discutir o futuro do audiovisual, banda larga, tecnologia 5g e a audiência dos canais por assinatura. No encontro que coroou a jornada do Grupo TCM Telecom com a confirmação da Ancine reconhecendo o Canal TCM 10 HD como um Canal Jornalístico Brasileiro, a notícia foi comemorada pelo diretor geral da NEO. 
“Primeiro é importante destacar que a TCM sempre foi reconhecida no Brasil inteiro como um dos melhores canais de operadora do mercado. Já ganhou prêmios dentro da própria associação e sempre que alguém queria alguma referência de como montar um canal local, a gente sempre indicava a TCM como referência. Para a gente foi uma satisfação muito grande quando a Ancine teve esse reconhecimento de que o canal não era simplesmente um canal local, mas sim um canal jornalístico para que outras operadoras pudessem ter oportunidade de distribuir esse canal, do ponto de vista nacional, em suas grades, pelo seu conteúdo e sua relevância. Agora, inicia-se um novo ciclo para a TCM, um ciclo vitorioso de cobertura nacional para levar informações do Nordeste, uma informação qualificada, independente e a NEO tem muito orgulho de ter a TCM nos seus quadros”, disse Alex Jucius. 

Os canais considerados canais jornalísticos nacionais são, por exemplo, canais como GloboNews, BandNews e CNN Brasil. O empenho do Grupo TCM Telecom em investir em tecnologia e recursos humanos e o trabalho da equipe que constrói o nosso jornalismo chamaram a atenção da direção da NEO que logo pleiteou junto a Ancine, órgão regulador do audiovisual brasileiro, o reconhecimento do TCM 10 HD como um Canal Jornalístico Nacional. 

“Como a gente viu o potencial do canal e qualidade da programação, nós conversamos com Stella e dona Zilene e fomos procurar junto a Ancine o que seria possível para ter mais um canal jornalístico. A Ancine nos explicou o que precisava ser feito para ser considerado um canal jornalístico nacional, e para nossa surpresa não precisava ser feito nada, o canal já estava prontinho. É um canal com todo conteúdo que atendia tudo que a legislação permitia para ser considerado um canal jornalístico. 

No segundo semestre desse ano, a Ancine aprovou e isso é muito importante para nós da associação. Nós temos associados no interior do país, e como a gente sabe que o canal é visto no mundo inteiro pelo Youtube, vai ser uma maneira da gente divulgar para as outras cidades do interior do Brasil, principalmente, o que se passa em Mossoró e região”, revelou Rogério Dellemore, diretor administrativo da NEO. 

Novembro é o mais de aniversário da TCM Telecom e além do reconhecimento da Ancine, a direção promete mais novidades para celebrar os 17 anos de criação da empresa. “Quero agradecer também a vocês telespectadores e aguardem que mais novidades nós, que fazemos a TCM Telecom, vamos trazer para vocês”, finalizou Stella Maris.Fotos:Divulgação

Comentários