RN lança novo roteiro turístico: Natal e Parnamirim Field-2ª Guerra Mundial

Uma noite que resgatou músicas, figurinos, personagens, histórias e estórias da década de 40, mais precisamente o ano de 1942, quando a capital do Rio Grande do Norte foi a maior base dos Estados Unidos em solo estrangeiro. 

A banda de música, Trampolim da Vitória, de Parnamirim, embalou a noite e levou os convidados numa viagem ao passado. Este foi o cenário da solenidade de lançamento do projeto Natal & Parnamirim Field - 2ª Guerra, ocorrido na noite desta quarta-feira (09), na Casa da Ribeira, com a participação da governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto.

O projeto faz parte das ações do programa Investe Turismo, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Sebrae, Ministério do Turismo e Embratur. O objetivo é criar uma nova rota turística no Rio Grande do Norte, resgatando a participação histórica do estado para o fim da Segunda Guerra Mundial. 
"O turismo é um dos principais motores que movimentam nossa economia. Parabenizo o Sebrae e a Fecomércio pela idealização deste projeto, que tem o caráter inovador e resgata parte da nossa história. Afirmo todo o nosso apoio nesta iniciativa, na promoção do roteiro e assumo aqui o compromisso como governadora, que é concluir e entregar o Museu da Rampa, fundamental na consolidação deste projeto", disse a governadora Fátima. 

A proposta do novo roteiro busca diversificar a oferta turística que vai além do turismo de sol e mar, levando o turista para visitar pontos de importância histórica e cultural da participação das cidades de Natal e Parnamirim na Segunda Grande Guerra. Alguns deles são: a Base aérea de Natal, o Museu da Rampa, a casa do cônsul italiano, a Base naval de Natal, a maternidade Januário Cicco, o Grande Hotel, localizado no bairro da Ribeira, e o aeroporto Augusto Severo, que será transformado em um Centro Cultural. 

Para a criação do roteiro foi realizado um estudo desenvolvido por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Este levantamento histórico estará reunido em um portal traduzido em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português). 

A tecnologia é outro grande diferencial do projeto, será usada realidade aumentada para criar mais atrativos nos principais equipamentos turísticos ligados à participação do RN na Segunda Guerra. Por meio de um aplicativo, o turista poderá fazer uma foto com os presidentes Getúlio Vargas e o presidente americano Roosevelt, por exemplo. 

Na solenidade de lançamento também foi exibido o primeiro episódio da websérie de dez vídeos, "Homi, deixe de guerra", envolvendo a relação entre o Rio Grande do Norte e a II Guerra Mundial e ainda o espetáculo teatral "Bye bye, Natal", que tem autoria de Racine Santos e Danilo Guanais, com direção de Diana Fontes. 

"É um projeto de grande valor histórico, que busca com leveza e modernidade mostrar a influência desse período para a nossa história. Outro grande benefício será o crescimento dos diversos setores da economia local, em especial o comércio e serviços. Muitos negócios deverão surgir com a temática e no entorno dos pontos turísticos que integram o roteiro", enfatizou o presidente do conselho deliberativo do Sebrae-RN e presidente da Fecomécio-RN, Marcelo Queiroz. 

"Com a estruturação deste novo roteiro o Sebrae entrega ao RN, um leque de oportunidades de crescimento para a economia, com foco nos pequenos novos negócios. Inovação e história estarão juntas. É a realização de um sonho, sonhado e construído por muitas mãos", destacou o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.Na ocasião, ainda foram assinados dois termos de cooperação técnica entre o Sebrae-RN e as prefeituras de Natal e Parnamirim. 

Também estiveram presentes: o diretor da Emprotur, Bruno Reis; o secretário de gestão de projetos especiais, Fernando Mineiro; o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira; o secretário municipal de turismo, Fernando Fernandes; o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti; além de representantes do trade turístico, empresários, artistas e a imprensa.ASSECOM/RN/Foto:Ivanízio Ramos

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