Com apoio do Governo do RN, Parada da Diversidade é realizada em Natal

Aconteceu na tarde deste domingo, 27, a 21ª Parada LGBTI+ de Natal. O movimento, que conta com o apoio do Governo por meio das Secretarias de Turismo, Saúde, Segurança e também através da Emprotur e da Fundação José Augusto, trouxe como tema ‘Nosso sangue, nossa luta não terá sido em vão’ e contou com variada programação, incluindo ações de saúde, diversos artistas e atrações musicais, trios elétricos, apresentações de grupos de dança e shows de drag queens. 

Mais de 220 policiais militares, além de efetivo motorizado, foram disponibilizados para garantir a segurança do evento que percorreu a avenida Salgado Filho com encerramento na Arena das Dunas.
“O que a comunidade LGBTI+ quer é respeito e que os direitos dela sejam assegurados. E, enquanto Governo do Estado, é nosso dever, cumprindo a constituição, trabalhar por uma cultura de paz, em prol da cidadania e da dignidade para todas e todos”, destacou a governadora Fátima Bezerra. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual foi homenageada pelo Fórum LGBT, organizador do evento, pelo cumprimento dos acordos firmados para a realização da Parada.

Ela lembrou que o apoio que o Governo tem dado à comunidade é garantido pela Constituição que assegura a igualdade de todos perante a lei. “É dever do Estado brasileiro zelar e respeitar os direitos. E nos tempos atuais, onde infelizmente florescem os sentimentos de ódio, de intolerância, de ignorância, de violência, atividades como esta são muito importantes. A comunidade LGBT está aqui em um momento de diálogo com a sociedade dizendo não aos retrocessos e, portanto, cobrando aquilo que lhe é de direito: o respeito à diversidade”, disse.

A edição marca os 50 anos de Stonewall, um símbolo da luta pelos direitos das pessoas LGBTI+. O evento reuniu uma série de manifestações contrárias ao sistema jurídico anti-homossexual americano e contrárias à invasão da polícia de Nova Iorque, que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall In.

Arméli Brennand, titular da Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade e Direitos Humanos (SEMJIDH), falou sobre a importância do evento, também chamado da Parada da Diversidade. 

“Este é um momento no qual podemos dar visibilidade à pauta LGBTI+, trazendo a sociedade para participar conosco desta iniciativa que é uma ação afirmativa, mas que busca principalmente construir uma cultura da paz, de respeito à diversidade, uma cultura onde as pessoas possam conviver em harmonia e respeito mútuo independente de cor, raça, de opção sexual ou de qualquer coisa que possa fazer as pessoas diferentes umas das outras.”

“A Parada é de reivindicação. Ela mostra à sociedade que nós existimos e resistimos”, pontuou Wilson Dantas, um dos organizadores do movimento. Para Janaína Lima, coordenadora de Diversidade Sexual e de Gênero da SEMJIDH, o momento é de celebração. “Tivemos uma conquista histórica em nosso Estado que, pela primeira vez, tem uma secretária para defender os diretos humanos, combater as desigualdades sociais e fazer um RN mais colorido como de fato ele é”, enfatizou a coordenadora sobre a criação da SEMJIDH.

Também registraram presença na Parada: o prefeito de Natal, Álvaro Dias; o deputado Ubaldo Costa; a deputada federal Nathália Bonavides e os vereadores de Natal, Divaneide Basílio, Nina Souza e Maurício Gurgel.ASSECOM/RN/Fotos:Sandro Menezes

Comentários