RN é o primeiro estado brasileiro a instituir o Programa Busca Ativa como política de Estado

A governadora Fátima Bezerra assinou o decreto que institui o Programa Busca Ativa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como política pública de estado. A assinatura aconteceu na manhã deste sábado (28) durante a reunião dos gestores da 12ª Direc, em Mossoró. 

A medida combate a exclusão escolar, identificando crianças e adolescentes que estão fora da escola e busca reintegrá-los às salas de aula. “Toda criança e adolescente deve estar na escola e o nosso papel, enquanto Governo é assegurar esse direito. Mas essa tarefa é de todos nós”, disse a governadora. 

A adesão ao programa Busca Ativa Escolar foi feita após conversas iniciadas no começo da gestão. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Na reunião estavam reunidos diretores e vice-diretores dos 8 municípios que englobam a 12ª Direc: Mossoró, Tibau, Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Grossos, Serra do Mel, Upanema e Areia Branca. A reunião é voltada para a discussão sobre os processos de gestão e planejamento das escolas.

Durante o evento a governadora anunciou a convocação de mais professores para a rede pública estadual efetivos e provisórios ainda este ano. A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está concluindo os processos de levantamento das vacâncias para efetivar a convocação. 

Na ocasião alguns jovens professores aprovados no último concurso, que aguardam convocação, apresentaram à governadora uma carta aberta e falaram sobre a vontade de trabalhar na promoção de uma educação pública e de qualidade. “Deixo aqui o meu compromisso de convocar mais professores ainda este ano. Mesmo diante de tantas adversidades, convocamos mil novos professores entre efetivos e provisórios. Encontramos muitos problemas na educação do estado e com empenho estamos solucionando todos eles”, declarou a governadora.

ENEM-Em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra visitou o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, que é realizado por meio da parceria entre a Secretaria do Estado da Educação e da Cultura (SEEC), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Rede Emancipa – Movimento Social pela Educação Popular. Ao todo são 18 turmas, 1.200 alunos e 100 professores voluntários. 

As aulas são realizadas na Universidade Estadual UERN, semanalmente, com aulões voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em diversas regiões do estado sob a coordenação das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc). A SEEC disponibiliza transporte e intérpretes de libras. O ciclo de aulões em Mossoró foi batizado de Cursinho Marielle Franco. 
O transporte garantido pela SEEC amplia a participação de jovens de diferentes municípios da região Oeste. Os professores são voluntários oriundos da própria UERN, alunos e professores da graduação e pós-graduação. 

“Aqui nesta sala está o presente e o futuro. E fico muito feliz em ver que a UERN está cumprindo o seu papel. A UERN mostra o quão importante é para a transformação social desta região. E não abriremos mão de defender esta Universidade para que ações como está se multipliquem”, disse a governadora.

O coordenador do cursinho Emancipa, o professor Jefferson Garrido, anunciou que no mês de novembro eles iniciarão as aulas dentro da penitenciária agrícola Dr. Mário Negócio.“Nós vamos preparar essas pessoas para estarem aqui na UERN como alunos”.ASSECOM/RN/Fotos:Sandro Menezes

Comentários