Governo confirma apoio para congresso da SBPC 2020 em Natal

A governadora Fátima Bezerra confirmou apoio do Governo do RN para a realização da 72ª edição do congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

O anúncio foi realizado, nesta quinta-feira, 12, durante reunião com a comissão organizadora do evento e as equipes de educação e desenvolvimento econômico do Estado.

“Não mediremos esforços para apoiar a realização de mais uma edição da SBPC no RN. Vamos envolver e integrar as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, a Fapern e a Fundação José Augusto. Juntos iremos assegurar o apoio do Governo ao evento. É também papel do Governo promover a participação da sociedade na educação, na luta por um futuro e país melhor”, enfatizou Fátima.
Será a terceira vez que o Rio Grande do Norte sediará a SBPC, que está prevista para ser realizada de 12 a 18 de julho de 2020 nas instalações da UFRN, sob o tema ‘Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável’. A UFRN já sediou o congresso nos anos de 1998 e 2010.

O titular da pasta de Educação, Getúlio Marques, frisou a efetiva participação das escolas da rede pública estadual na programação do congresso. “Vamos buscar ampliar a participação das escolas trazendo as feiras de ciências para o evento”, antecipou.
De acordo com os organizadores, estima-se um grande público para Natal, cidade turística e litorânea, já que apenas a UFRN conta com mais de 40 mil alunos em sua comunidade acadêmica. “Apresentamos ao Governo o projeto que será realizado no próximo ano. É muito importante que tenhamos a participação das escolas e dos alunos a fim de incentivar, desde a educação básica, a pesquisa, a ciência, a tecnologia, a cultura. E a partir de agora trabalharemos em parceria com o Governo”, afirmou o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.
“A reunião anual da SBPC tem uma programação científica que abrange todos os temas da ciência contemporânea discutindo também questões nacionais: como que a ciência pode ajudar a saúde, a educação, a economia, o meio ambiente, tanto em escala nacional como local. 

A parceria e cooperação do Estado vai sem dúvida contribuir para realizarmos mais um memorável evento no próximo ano. Estamos muito felizes de estarmos aqui em Natal novamente”, acrescentou Ildeu Moreira, presidente da SBPC.ASSECOM/RN/Fotos:Ivanízio Ramos

Comentários