Mutirão de limpeza no manguezal do Rio Pirangi vai ser promovido amanhã

Em razão da celebração do dia mundial de proteção aos mangues (26/07) e da campanha nacional #LimpaManguesBrasil, a Oceânica com a RedeMagueMar e a Marina Litoral Sul promovem um mutirão de limpeza no Manguezal do Rio Pirangi para conscientização e valorização do manguezal. O evento acontece nesta sexta-feira (02/08), das 9h às 12h.

Além do mutirão, será também realizado o teste do aplicativo Mar Limpo (em desenvolvimento), para auxiliar no registro e destinação dos resíduos sólidos ao longo do litoral. 
Ao final da manhã teremos o monitoramento das águas do rio Pirangi, uma ação do projeto Observando os Rios, que realizamos mensalmente. A análise dos resultados compõe o relatório o “Retrato da Qualidade da Água no Brasil” para os estados no Bioma da Mata Atlântica, nacionalmente divulgado dia 23 de março, Dia Mundial da Água.

“Reconhecer que os manguezais integram mar e terra, gente e biodiversidade é um passo fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta. Afinal, o manguezal é berçário para inúmeras espécies que formam a vida marinha. É a base da sustentação econômica de inúmeras famílias de pescadores e pescadoras que trazem o pescado para a nossa mesa. 
Os manguezais protegem ainda a costa da erosão dos mares. Para conservá-los precisamos entender seus ciclos, proteger sua estrutura e integrar as ações. Integrar projetos, pessoas e instituições, fomentar ações de conservação e criar estratégias de ordenamento do uso em áreas de abrangência dos manguezais fazem parte da nossa proposta em prol de um litoral sustentável” completa Lígia Rocha, Coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi.

Esta ação será uma integração entre os projetos Ponta de Pirangi, Mar Limpo e Observando os Rios que a Oceânica realiza. O projeto Ponta de Pirangi é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. 

O projeto Mar Limpo é apoiado pelo Instituto MRV e o Projeto Observando os Rios é apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica.Fotos:Fábio de Oliveira

Comentários