Região Agreste recebe caravana do Plano Plurianual para consulta pública

A cidade de Canguaretama, distante 75 km da Capital, foi a primeira parada do ônibus cidadão com a equipe do Plano Plurianual (PPA), planejamento estratégico para a aplicação do orçamento estadual, que promoveu o Encontro Territorial de Consulta Popular “Agreste Litoral Sul”. 
“Governo popular se faz assim, com o pé na estrada, com a participação popular”, disse a governadora Fátima Bezerra ao participar da abertura do evento, que aconteceu no IFRN, primeiro de uma série de dez consultas com participação de gestores municipais, sociedade civil organizada e da população de um modo geral.

“O que me dá mais alegria é o nosso compromisso com o povo. Da mesma forma que construímos nosso programa de governo, assim estamos construindo o planejamento do melhor uso dos recursos”, apontou Fátima. 
Ela destacou que tem consciência de que Saúde é uma das áreas mais problemáticas, como também a Segurança, “mas juntos tenho certeza que iremos encontrar o caminho certo para definirmos as prioridades”, afirmou. 

O cidadão de qualquer lugar pode participar da construção das políticas públicas da gestão estadual pelos próximos quatro anos. Para isso, basta clicar aqui e definir a prioridade para sua região.
O secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais (Segai), Fernando Mineiro, cuja pasta coordena o PPA, agradeceu ao público presente e confirmou a determinação da governadora de que o planejamento seja realizado com a participação das pessoas. “Vocês devem apontar conosco os rumos que este estado deve seguir. O nosso mote é planejamento, transparência e integração”, destacou.
O território de Canguaretama, denominado Agreste Litoral Sul, compreende 24 municípios e é situado em uma região estratégica com vocação natural para o turismo, para a produção sucroalcooleira e para o transporte de cargas. 

O secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, destacou essas e outras particularidades, além do fato de a localidade estar às margens de uma das mais importantes rodovias do Brasil, a única duplicada no RN, que é a BR 101.

“Levando em conta que estamos perto de três aeroportos e de alguns importantes portos, como o de Suape, temos muito a contribuir sobre os direcionamentos para esta região”, apontou. A prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, declarou se sentir honrada por sua cidade ser o polo de um dos territórios. “Precisamos de várias ações na segmento de turismo, saúde e infraestrutura. Estamos presentes aqui com gestores de várias secretarias e esperamos sinceramente que este plano nos contemple”, alegou.

O Território Agreste Litoral sul é composto pelos municípios: Arês, Baía Formosa, Lagoa D'Anta, Brejinho, Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Montanhas, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Serrinha, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.
Desenvolvimento Sustentável-Após os pronunciamentos da abertura, o coordenador Américo Maia (Seplan), de Planejamento, Acompanhamento e Controle, apresentou um estudo sobre a região e explicou o Plano Plurianual está sendo construído alinhado às políticas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Pela primeira vez é utilizada uma metodologia de planejamento estratégico promovendo alinhamento e integração aos técnicos envolvidos, por meio de capacitação estruturada”, expôs.

Após Canguaretama, o Governo visitará São Paulo do Potengi (dia 6, Região Potengi), João Câmara (dia 7, Mato Grande), Pau dos Ferros (dia 11, Alto Oeste), Apodi (dia 12, Sertão do Apodi), Mossoró (dia 13, Açu/Mossoró), Lajes (dia 14, Sertão Central, Cabugi e Litoral Norte), Santa Cruz (dia 18, Trairi), Caicó (dia 19, Seridó) e, por último, em Natal (dia 26, Terra Potiguaras).

Gestores e representantes municipais que quiserem mais detalhes dessas consultas populares podem enviar e-mail para coplacseplan@gmail.com

O Governo tem até 31 de agosto para construir esse Plano e entregar à apreciação na Assembleia Legislativa. A Seplan e a Segai coordenam a elaboração do PPA.Fotos:Elisa Elsie/ASSECOM/RN

Comentários