Mercado de trabalho e Educação são as prioridades para a juventude do RN

O Governo do RN aposta na juventude como protagonista de seu destino e dá vez e voz aos jovens potiguares. 

Nesta segunda-feira (03), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, os membros da primeira composição do Conselho Estadual da Juventude (CEJUV-RN) tomaram posse em solenidade presidida pela governadora Fátima Bezerra, para o biênio 2019/21. 
O subsecretário Estadual da Juventude, Gabriel Medeiros de Miranda, assumiu como presidente do órgão, composto por 30 membros, sendo 20 da sociedade civil, eleitos por voto direto no I Encontro Estadual de Organizações de Juventude, realizado em meados de abril, e 10 membros do governo,Cantarolando “eu acredito é na rapaziada”, um clássico do compositor Gonzaguinha, a governadora iniciou seu discurso e destacou o posicionamento do Governo no que se refere aos programas específicos para os jovens. 
“Eu acredito na juventude e na sua capacidade de escrever sua própria história, colaborando para a construção de políticas públicas que vão nortear o seu presente e o futuro. O que está acontecendo aqui agora é a realização de um sonho, é a concretização de um desejo antigo de muitas gerações, inclusive a minha, que é ter um conselho para a juventude”, destacou.

Ela citou algumas políticas já estão sendo delineadas para favorecer esta camada expressiva da população, como os editais de cultura exclusivos para entidades representativas de jovens, o micro crédito da Agência de Fomento do RN (AGN), entre outras, no entanto, destacou que tão importante quanto pensar no aspecto profissional, é continuar a trabalhar políticas de inclusão para a Educação. “Temos um número expressivo de jovens que precisam de nosso apoio para prosseguir com seus estudos e conquistar uma vaga em cursos de nível superior”, disse. 
O Conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizador, vinculado diretamente à Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), através da Subsecretaria da Juventude, conforme destacou Gabriel Medeiros. 

“Muita vezes se referem a nós, juventude, como seres ideológicos, como se isso fosse errado ou feio. Mas quero deixar bem claro aqui que somos ideológicos sim, porque temos ideias, e junto com esse governo, levaremos adiante nossas ideias de justiça social, terra para todos e educação de qualidade”, afirmou. Ele explicou que, de acordo com a legislação, atuará como presidente no primeiro ano e, no segundo, o cargo irá para algum representante da sociedade civil. 
A Lei Complementar nº 574, de 2016, previa a convocação de eleição, a posse e o início do primeiro mandato dos representantes juvenis da sociedade civil. O objetivo principal do CEJUV-RN é incentivar a ampla participação juvenil na formulação, implementação e avaliação da política pública de juventude. 

Os membros da sociedade civil pertencem a 40 organizações, de 20 segmentos diferentes, de representações estudantis, político-partidárias, movimentos de juventude urbana e rurais.

Além da governadora e do subsecretário de juventude, também compuseram a mesa a secretária Arméli Brennand (SEMJIDH), a deputada Isolda Dantas, o deputado Francisco do PT, o presidente da Fundação José Augusto (FJA), a vereadora Divaneide Basílio e a representante da juventude do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Érica Rodrigues da Silva, em nome de todos os outros membros da sociedade civil.

Durante o I Encontro Estadual de Organizações de Juventude, foi definida uma agenda de cinco ações para a cidade e a zona rural do RN. Instituir o Plano Estadual de Sucessão Rural; criar o Fundo Estadual de Juventude; elaborar o Guia de Políticas Públicas de Juventude; desenvolver projeto de microcrédito para o empreendedorismo e para a economia solidária da juventude e elaborar uma política estadual de permanência estudantil no ensino superior.Fotos:Sandro Menezes/ASSECOM/RN

Comentários