Prefeitos do Vale do Açu propõem criação de consórcio regional de saúde

Os prefeitos da região do Vale do Açu apresentaram à governadora Fátima Bezerra a proposta da criação de um consórcio regional de saúde, visando à resolutividade das demandas reprimidas nesta área de extrema importância para a qualidade de vida da população. 

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (16), no Gabinete Civil, a pedido do deputado George Soares, e contou com a presença do secretário de estado da Saúde, Cipriano Maia, cuja pasta será o principal pilar desta pactuação.

Por sugestão da chefe do Executivo estadual, o secretário vai se reunir na próxima semana com os secretários municipais para que juntos possam elencar as potencialidades de cada município, bem como as dificuldades, e assim criem as condições para solução dos entraves do setor, como é o caso das cirurgias eletivas, atendimento obstétrico, serviços de urgência e emergência e atendimento médico especializado. 
“Eu quero instalar pelo menos oito policlínicas nas principais regiões, para que as pessoas possam ser atendidas pelo médico especialista perto de casa”, declarou Fátima.

O prefeito de Assu, Gustavo Soares, apresentou a necessidade de uma UTI para a região, que tem cerca de 150 mil habitantes. “Com o consórcio, iremos avaliar as prioridades e otimizar o uso dos recursos”, disse. Ele também sugere ampliar o atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de sua cidade, contemplando as cidades vizinhas. 
Além da pauta da saúde, os prefeitos Alaor Pessoa (Itajá), Reno Marinho (São Rafael), Valderedo Bertoldo (Ipanguaçu), Flaudivan Martins (Pendências), Tiago Meira (Carnaubais), Abelardo Rodrigues (Alto do Rodrigues) e Josivan Bibiano (Serra do Mel) apresentaram pleitos relativos à segurança, recursos hídricos e estradas.

A secretária-adjunta do Gabinete Civil, Samanda Alves, estava presente e ficou responsável por dar encaminhamentos às solicitações dos gestores. O vice-governador Antenor Roberto também participou da reunião, que contou com a presença de alguns representantes das secretarias municipais de saúde.Fotos:Elisa Elsie/ASSECOM/RN

Comentários