Governo assina ordem de serviço para a estrada da produção, que liga Cerro Corá e Lagoa Nova

A tão esperada estrada da produção, a RN-087, que liga os municípios de Cerro Corá e Lagoa Nova será construída. A governadora Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para o início da obra que vai beneficiar cerca de 27 mil habitantes dos dois municípios trazendo melhor trafegabilidade, acessibilidade para escoamento da produção e incremento para o turismo na região.

“Há muitos anos sonhamos e agora teremos essa estrada que vai trazer muita coisa boa, vai melhorar nossas vidas, sobretudo na chuva, pois quando chove muito fica tudo alagado, com enormes poças de água. Os carros chegam a quebrar, inclusive os estudantes ficam sem ir às escolas porque os ônibus quebram”, enfatizou a cerrocoraense Joyce Canário sobre um dos benefícios da obra para a população.
Com investimento de R$ 8,7 milhões, recursos oriundos do Governo Cidadão por meio de empréstimo do Banco Mundial, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai viabilizar a construção da nova rodovia. Serão feitas a estruturação, o revestimento asfáltico, drenagem e sinalização numa extensão de 15 km, sendo Cerro Corá beneficiada com 12 km de extensão e Lagoa Nova com 3 km.

Na solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço, realizada neste sábado (11) na divisa dos dois municípios, Fátima Bezerra destacou a importância da estrada tão discutida durante sua campanha. “Este é um momento de muito simbolismo para o nosso governo que completou quatro meses. Eu sei o que esta obra representa para a população que luta por essa estrada há cerca de cinco décadas. Fico me perguntando por que ela ainda não foi construída”, questionou.
“Essa estrada significa trabalho, cidadania, dignidade. Não é à toa que ela é chamada estrada da produção. Temos aqui uma das terras mais agricultáveis do RN com grande potencial da agricultura familiar. Além disso, é uma região extremamente bonita, abraçada pelas serras, com importantes sítios arqueológicos”, acrescentou Fátima.

A chefe do Executivo estadual também destacou a crise fiscal financeira pela qual o Estado atravessa e afirmou que quando obtiver recursos extras irá avançar na construção da estrada da produção interligando todo Seridó. Ela também enfatizou os trabalhos já iniciados pelo Governo para a recuperação da vasta nascente do Rio Potengi, em Cerro Corá.

“É uma satisfação imensa, um sonho que há 50 anos desejávamos, lutávamos e acreditávamos. Este é o momento de apenas agradecer a governadora Fátima Bezerra e ao secretário Mineiro que não mediram esforços para essa obra virar realidade”, disse a prefeita de Cerro Corá, Graça Oliveira.

Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Metas e Projetos do RN, lembrou do início das ações para chegar ao início da obra. “Em março, fizemos uma reunião chamando o pessoal para conversar sobre a estrada. A população estava desacreditada achando que essa obra não sairia. E nunca vi uma articulação tão rápida entre comunidades, líderes religiosos, gestores municipais e estaduais”, disse frisando que a articulação ocorreu junto a 30 proprietários de terra de Cerro Corá e 74 de Lagoa Nova.

“Isso é apenas um exemplo de que se a gente se unir conseguiremos tirar o Estado da crise”, completou Mineiro. O governo entregou certificados de reconhecimento, em singela homenagem, a todas as pessoas que tiveram relevante contribuição para o início da construção da RN-087, como moradores, proprietários de terra, gestores, representantes religiosos, lideranças e produtores locais.

As ações para o início da construção da RN-087 ocorrerão nos próximos dias, quando será retomado o canteiro de obras e feitos os ajustes relacionados às cercas limitantes dos terrenos e à energia elétrica e de comunicação. Em seguida, será iniciada a construção da via.

Também estiveram presentes os deputados Francisco Medeiros e Nélter Queiroz; os gestores estaduais Manoel Marques (DER) e Gustavo Coelho (Infraestrutura); prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, moradores, líderes religiosos e lideranças políticas da região Central potiguar.Fotos:Sandro Menezes/ASSECOM/RN







Comentários