Governo instala Câmara Setorial de Comércio e Serviços

O Governo do RN instalou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (17), a Câmara Setorial de Comércio e Serviços, a segunda do novo Sistema de Câmaras Setoriais do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec).

Participam do novo dispositivo órgãos do Governo, instituições coligadas, empresários, bancos e representantes de associações comerciais - também se destaca a presença da academia: universidades públicas e escolas de ensino técnico (UFRN, UERN e IFRN).
“É através do diálogo com o setor empresarial e a presença das universidades que nós poderemos avançar no desenvolvimento econômico e social do nosso Estado com a geração de emprego e renda”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, ao lembrar que o setor de comércio e serviços representam mais de 70% dos empregos do Rio Grande do Norte.
O secretário da Sedec, Jaime Calado, reforçou o papel da Câmara: “Vamos juntos achar gargalos para os problemas que existam ou possam existir. Traremos a pesquisa aplicada para a gestão em busca de inovação”, acrescentou.
As Câmaras são fóruns permanentes de discussão entre entidades públicas e privadas de cada setor da economia. Serão criadas pelo menos 6 Câmaras até o final do ano. Além da Câmara de Comércio e Serviços - e a da Indústria, instalada em fevereiro - a Sedec irá reunir ainda representantes dos setores de Pesca e Aquicultura, Minérios, Energias e Ciência e Tecnologia.

Para o superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira Melo, a iniciativa é vista de forma positiva para o setor. “Vamos criar uma agenda positiva para o RN, na qual a gente possa valorizar e fortalecer a nossa economia para transformar o Estado em um local viável economicamente e que seja bom para a população potiguar. Não melhoramos na questão social se não tivermos um desenvolvimento econômico forte”, disse.
Durante a solenidade, o vice-presidente da Fecomércio RN, Gilberto Costa, aproveitou para entregar à governadora um documento reunindo sugestões do segmento para aumentar a competitividade do setor no Estado. “O RN estava precisando dessa união de esforços”, destacou.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Antenor Roberto e os secretários de Estado Ana Maria Costa (SETUR), Carlos Eduardo Xavier (SET), além dos dirigentes de órgãos da administração direta e indireta Leonlene Aguiar (Idema), Luiz Antônio Marinho (PGE), Sílvio Torquato (adjunto da SEDEC), Walter Araújo (coordenador da Codec), Fernando Varela (AGN), Gilton Sampaio (Fapern) e Theodorico Neto (Ipem). 
Acompanharam a instalação, ainda, Francisco Dantas (UERN), Itamar Maciel (Presidente da Facern), os superintendentes do Banco do Brasil, Antônio Carlos, e da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinicius, Marcelo Rosado, presidente do Fórum Empresarial do RN; Ivaneide Oliveira, representando o Banco do Nordeste; Afrânio Ferreira, presidente da FCDL; Igor Medeiros, do Sindicato do Comércio Atacadista do RN; Naldinho, prefeito de São Paulo do Potengi e presidente da Femurn; Artur Fontes, da Abrasel RN; José Odécio, presidente da Abih-RN; Prof. Francisco Mariz do IFRN; Francisco Barbosa, presidente da Natal Convention Bureau; Diassis Holanda, da Abav e Prof. Daniel de Lima, representando a UFRN.Fotos:Demis Roussos/ASSECOM/RN

Comentários