Governo decretará hoje (22), situação de emergência em cidades do RN por causa de açudes arrombados

O governo do estado do Rio Grande do Norte estará publicando no dia de hoje (22), no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto de situação de emergência, devido os arrombamentos de açudes nos municípios de Angicos,Fernando Pedroza e Santana do Matos, região central potiguar do estado.

Os açudes que tiveram arrombamentos foram de São Miguel 1,Vavá 1 e São Pedro,na noite do último sábado (20).

Ainda de acordo com informações,o governo do RN teve na noite deste domingo (21), reunião do coordenador estadual de Defesa Civil,tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti,diretor-presidente do Instituto de Águas do RN,Caramuru Paiva,além de contar com prefeitos dos municípios da região central e coordenadorias municipais de Defesa Civil.
A governadora do estado do Rio Grande do Norte,Fátima Bezerra está acompanhando a situação através de sua equipe de governo,e quando determinou agilidade juntos aos órgãos governamentais para o acompanhamento.

Ao saber da situação,ela determinou as providências urgentes,com o deslocamento de guarnições de Mossoró,Caicó,como também equipes do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), bombeiros e Defesa Civil no local,realizando vistorias nos açudes.

Já o coordenador Nacional de Defesa Civil,coronel Alexandre Lucas,foi informado dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte,especificamente nas cidades de Angicos, Fernando Pedroza e Santana do Matos, nos últimos dois dias.

Ainda via redes sociais,a governadora Fátima Bezerra informou os seguintes pontos:

1-Como isso, será possível o suporte técnico e repasse de recursos por parte do Governo Federal. O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já está ciente dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.

2-Porém, o Governo do Estado vai decretar situação de emergência por enxurrada em três municípios devido à ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro no município de Fernando Pedroza na noite deste sábado (20) e alto risco de rompimento de outros dois reservatórios.

3-O açude Dourado também está com boa previsões, atualmente com 2,80m de água, o que permitirá captação de água para Currais Novos num prazo de 15 dias, evitando a adutora de engate rápido.Foto:reprodução Twitter Fátima Bezerra

Comentários