Governadora Fátima Bezerra cumprirá agenda em Apodi na próxima segunda-feira

Está marcado para a próxima segunda-feira (15), a vinda da governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ao município de Apodi,quando ela estará vindo cumprir agenda administrativa. 

Na agenda já divulgada, a chefe do executivo potiguar estará no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), fazendo a entrega de duas escrituras públicas referentes ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para beneficiários das cidades de Apodi e Campo Grande. 

A solenidade acontecerá às 9:30 hs e estará contando com a presença de autoridades representativas da Secretaria de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária(Seara),futura Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar(Sedraf),do secretário Alexandre Lima,diretor do Departamento de Gestão do Crédito Fundiário do Governo Federal,Carlos Everardo Mendes e representantes de vários segmentos da sociedade potiguar. 
Os beneficiários que são famílias rurais, através da Associação dos Assentados Poço Seco e Associação dos Agricultores e Agricultoras do Sítio Timbaubinha. Na região, foram adquiridos 124,67 hectares e investidos R$ 505.199,97, através do PNCF. 

O Crédito Fundiário propicia condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam adquirir um imóvel rural via financiamento, permitindo ainda a implementação da infraestrutura necessária para a produção, assistência técnica e extensão rural por meio do acesso à terra, e outras políticas públicas complementares ao Programa. 

Além disso, a governadora entregará 55 títulos de propriedades para agricultores do município de Apodi e assinará junto ao secretário titular da Seara, Alexandre Lima, o Termo de Cooperação Técnica entre a secretaria e a ONG Terra Viva, que prestará assistência técnica a 450 famílias do PNCF em nove municípios da região oeste. 

Para isso, o investimento totaliza R$ 1,6 milhão, provenientes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). 

A titulação é fruto de convênio firmado entre a Seara e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), garantindo segurança jurídica do imóvel rural, possibilitando ao agricultor e sua família as condições de acessar crédito rural, além de outras políticas públicas importantes para o desenvolvimento no campo. 

Kits do Compra Direta-Durante o evento, a Emater-RN entregará 70 freezers que fazem parte dos kits do Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta). 

Também será realizada a entrega simbólica de equipamentos que compõem o kit Pró-Conservação de Forragem, aos escritórios regionais da Emater-RN.Com informações da ASSECOM/RN/Foto:Elisa Elsie

Comentários