Chicago elege sua primeira prefeita negra e gay

A cidade de Chicago elegeu sua primeira prefeita negra e gay, Lori Lightfoot, uma ex-promotora federal e advogada de 56 anos que jamais ocupou um cargo eletivo. 

Conforme o Globo, ela se tornará a primeira prefeita abertamente homossexual de Chicago e a primeira mulher afro-americana a ocupar o cargo. Desde 1837, os eleitores desta cidade elegeram apenas um prefeito negro e uma prefeita mulher. 

Ela ainda afirmou que os moradores de Chicago estão vendo uma “cidade renascida”, um lugar onde a etnia e “quem você ama não importam”. 
Durante a campanha, Lightfoot prometeu livrar a prefeitura da corrupção e ajudar as pessoas de baixa renda e da classe trabalhadora, que foram "deixadas para trás e ignoradas" pela classe política dominante da cidade. 

"Juntos nós podemos e faremos de Chicago um lugar onde o seu código postal não determina o seu destino. Nós podemos e vamos quebrar o interminável ciclo de corrupção desta cidade e nunca mais permitir que os políticos lucrem com seus cargos”, afirmou Lightfoot. 

Ainda na noite de terça, Preckwinkle ligou para parabenizar Lightfoot por uma "campanha muito disputada", de acordo com a Associated Press. 

"Embora eu possa estar desapontada, não desanimo. Por um lado, esta é claramente uma noite histórica. Não muito tempo atrás, duas mulheres afro-americanas competindo por esse cargo teria sido impensável”, disse Preckwinkle, que atuou por 19 anos no conselho municipal. 

“Enfrentamos interesses poderosos”, disse Lori em seu discurso da vitória, acompanhada por sua esposa e filha. “Hoje vocês conseguiram mais do que fazer história, criaram um movimento para a mudança”.Com informações O Globo/Foto:Kamil Krzaczynski/AFP Photo

Comentários