Revelado em pesquisa que bebida diet aumenta o risco de doença cardíaca

Conhecidas por não terem adições de açúcares, as bebidas diet parecem ser uma boa opção na hora de perder aqueles quilos extras. Mas será que são tão benéficas assim? 

De acordo com um recente estudo publicado na revista Stroke, as bebidas zero açúcar podem trazer riscos à saúde cardiovascular feminina.

Após analisarem dados de 81.714 mulheres após a menopausa, de 50 a 79 anos, os pesquisadores identificaram que 64,1% das voluntárias não consumiam esse tipo específico de bebida e 5,1% ingeriam mais de dois tipos de bebidas diet diariamente. 

E desse último grupo de mulheres, foi percebido um aumento na possibilidade de desenvolver doenças cardíacas no geral, como infarto e aterosclerose, também AVC e morte precoce.
Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares estão intrinsecamente ligado aos maus hábitos alimentares. 

"Tanto o infarto como a doença arterial coronariana, conhecida também como aterosclerose, têm uma maior chance de ocorrência em pacientes que estão acima do peso ideal. Mas muitas vezes, as pessoas acreditam que ingerindo esse tipo de bebida estão diminuindo seus maus hábitos, porém o consumo mesmo diet também pode ser prejudicial ao corpo", conta o especialista.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou que 17,5 milhões de pessoas morrem no mundo inteiro por complicações cardiovasculares. Só em 2018, no Brasil, foram mais de 260 mil pessoas, cerca de 30% das mortes totais registradas.

Como se prevenir-O primeiro passo é adotar hábitos mais saudáveis, principalmente em relação à alimentação. Evite bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes e sucos industrializados; exclua os alimentos gordurosos, preferindo os assados e grelhados; tenha moderação com o açúcar, nada de consumir doces diariamente; inclua frutas, legumes e verduras nas refeições diárias.

"As atividades físicas são aliadas à saúde cardiovascular e devem ser praticadas diariamente, respeitando o limite individual de cada um. Caminhadas de meia hora já são benéficas! Dependendo do seu condicionamento e da liberação médica, os exercícios podem ir de ioga à musculação. Além disso, esteja sempre com seus exames em dia, controle doenças como hipertensão, diabetes e o mau colesterol e proteja o seu coração", finaliza o cirurgião.Notícias Ao Minuto/Foto:iStock/Foto ilustrativa/

Comentários