Governo propõe projeto de gestão eficiente à Cosern para baratear custo com energia

O Governo do Estado propôs aos representantes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) presentes à reunião na manhã desta quinta-feira (21), na Secretaria de Estado de Planejamento e das Finanças (Seplan), um projeto de eficiência energética. O objetivo é o melhor controle de gastos e a consequente economia na conta de energia pelo Executivo.

Para isso, técnicos da Cosern prometeram entregar uma planilha de cada unidade consumidora de energia da máquina do Estado. Hoje, essa conta é generalizada, sem a identificação dos custos de cada órgão. “Pretendemos implantar uma gestão de eficiência energética, algo que nunca houve no Estado”, frisou o titular da Seplan, Aldemir Freire.
A Cosern também cobra uma dívida de R$ 11,5 milhões, deixada pela gestão anterior. A partir dessa planilha elaborada pela Cosern, a ser entregue na próxima segunda-feira, o Governo do Estado, por meio da Seplan, fará um estudo aprofundado para emitir uma proposta. “Por hora, prometemos honrar as contas desta gestão junto à Cosern”.

Para o secretário de Gestão de Projetos e Metas do Governo, Fernando Mineiro, também presente à reunião, “essa proposta de gestão eficiente será um marco para o setor no Estado. São décadas sem uma atenção devida à questão e agora teremos o controle e uma consequente economia de gastos”.Foto:Divulgação

Comentários