Poeta Antonio Francisco será homenageado na 1ª Comenda Câmara Cascudo no Senado Federal

Em sessão solene especial, o Senado Federal, estará amanhã (10) entregando em sua primeira edição a Comenda de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo para dez pessoas e instituições que dão a sua importante contribuição para manter viva a história, as tradições e culturas populares do país.

A edição da primeira Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo foi criada pela Senadora Fátima Bezerra (PT/RN). 

Dos homenageados que estará recebendo a grande honraria da Comenda Câmara Cascudo, o escritor,poeta e cordelista mossoroense Antônio Francisco. 
Das indicações de dez pessoas,grupos e instituições que estejam representando o seu ofício,sua arte e ações,diretamente para manter viva as tradições,as culturas populares e a história do Brasil,diz a justificativa da autora da criação da Comenda Câmara Cascudo,a senadora Fátima Bezerra,estarão presente seis personalidades,dentre as quais,Câmara Brasileira do Livro e do Museu da Gente Sergipana,além das personalidades de Nelson da Rabeca, Nilson Rodrigues da Fonseca e Pedro Baião. 

O nome dado para a criação da Comenda Câmara Cascudo levará a história do autor do Dicionário do Folclore Brasileiro, numa justa homenagem ao escritor, historiador, professor e jornalista potiguar do Rio Grande do Norte, Luís da Câmara Cascudo, nascido em 1898 e falecido em 1986. 

Para a autora da criação da Comenda Câmara Cascudo, a senadora Fátima Bezerra (PT/RN), “Essa comenda, para mim e para o povo potiguar, tem um significado muito especial porque vai incentivar a cultura em nosso País, eternizando a memória de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores estudiosos da cultura popular brasileira”, enfatizou ela que já está na capital do Brasil,Brasília,para a sessão solene especial amanhã. 

O multifacetado Luís da Câmara Cascudo é consagrado um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia e da cultura brasileira, deixando um grande legado na contribuição e no desenvolvimento educacional e intelectual do povo brasileiro. 

Do seu legado, Câmara Cascudo registrou a sua marca para os anais da história do país nos mais diversos campos, desde a literatura, gastronomia, história e cultura da infância, destacando-se a sua grandeza e denotando todo o vasto da riqueza e da pesquisa que ele deixou. 

Entre os homenageados em memória,Romualdo Rosário da Costa (Mô do Katendê), João Carlos D’ Ávila Paixão Côrtes e Deífilo Gurgel,quando familiares estarão presentes para receberem a Comenda Câmara Cascudo.Foto:Divulgação                                                   

Comentários