Aracati realiza 2ª edição do seu Festival de Gastronomia e Cultura

A Prefeitura do Aracati e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – Sebrae/CE promovem o 2º Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, entre os dias 15 e 17 de novembro próximos, na tradicional Rua Alexanzito, popularmente conhecida como Rua Grande e tombada pelo patrimônio histórico e cultural. 

Aracati está a 140 km da capital, Fortaleza, com rodovia estadual totalmente pavimentada em pista dupla, oferecendo segurança para os visitantes, além de possuir um vasto parque hoteleiro na região central da cidade e em suas praias, como Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba.

O evento, que celebra os 176 anos de emancipação política da cidade do Aracati, oficialmente comemorado no último dia 25 de outubro, devido ao grande sucesso de sua primeira edição em 2017, salta neste ano de 14 para 26 stands e ganha um dia a mais. 
Serão três dias de grande variedade de ofertas gastronômicas e uma diversidade de atividades culturais, tais como os bonecos gigantes de Hélio Santos, apresentação da Banda Jacques Klein, shows musicais populares de mpb, pop/rock, blues, jazz, forró pé de serra, declamação de poesias e danças regionais. Já estão confirmados como shows de encerramento a cada dia: Jackson Sobreira, na quinta; Thiago Quiçá, na sexta; e a banda Barra de Aço, no sábado.

O prefeito Bismarck Maia explicou o seu compromisso em promover o turismo no Ceará, lembrando que no início, apenas as praias eram divulgadas, mas com o aumento dos investimentos em infraestrutura e equipamentos, como a criação do Centro de Eventos do Ceará, o estado do Ceará foi se firmando cada vez mais no cenário nacional dos grandes eventos. 

“No Ceará o povo é hospitaleiro, temos praias maravilhosas, mas precisamos de tudo bem feito de infraestrutura e também valorizar e preservar nosso patrimônio histórico e a natureza. No Aracati as pessoas estão acreditando que nossa cidade pode ficar muito mais bonita e atrativa, e eventos como o festival, e mesmo o sonho acalentado de aqui ter um Centro de Eventos, nos move”, concluiu Bismarck Maia.

Valorizar a gastronomia regional-Toda a potencialidade gastronômica da região do litoral leste cearense será valorizada, em especial os pescados e frutos do mar. E pelos empreendedores do setor que já participam de cursos de boas práticas na manipulação de alimentos o festival terá ainda comida de boteco, pizzas e massas, carnes/churrasco, comida japonesa, bolos e doces, comida saudável e a participação de chefes de cozinha de Fortaleza e de cidades próximas. Os alimentos serão oferecidos com preparação previa e modelados especificamente para atendimento do público visitante do Festival.

O evento será composto com os seguintes espaços: Arena Gastronômica Aracati, Arena Gastronômica Rota das Falésias, Arena do Artesanato, Oficinas Gastronômicas, Espaço Institucional, Espaço da Agricultura Familiar, Atrações Culturais, Espaço Kids, Espaço Minha Casa de Portas Abertas, Capacitações e consultorias preparatórias.

Germano Bluhm, assessor da diretoria do Sebrae/CE, informou que a primeira edição do festival foi um grande sucesso. “Ele nasceu para movimentar a cidade, mover os artistas, os empresários e em cada edição é importante trazer novidades para criar expectativa e tornar sempre o evento mais atrativo”, explicou. O foco da segunda edição é uma interação maior dos moradores e suas casas no evento, seja com exposições ou com vendas.

Segundo Denise Pontes, Secretária de Turismo e Cultura, o festival foi pensado o ano inteiro e a grande procura e interesse dos participantes demonstra que ele vai se consolidar nacionalmente. 

“O festival gastronômico já nasceu com uma proposta do prefeito Bismarck Maia de revitalização da Rua Grande, de ocupação de espaços públicos. A primeira edição foi um sucesso e essa tende a superar as expectativas que, com a abertura do nosso Aeroporto para voos comerciais e a integração do evento com nossas potencialidades naturais, hão de intensificar o turismo local, gerando emprego e renda”, completa a gestora de turismo e cultura do município.Foto:Divulgação

Comentários