2º Festival de Gastronomia do Aracati revela a diversidade de sabores locais

Depois do sucesso do ano passado, a Prefeitura do Aracati, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas realizou o II Festival de Gastronomia e Cultura, entre os dias 15 a 17 de novembro. 

A centenária Rua Grande, localizada no centro histórico da cidade, transformou-se em um verdadeiro polo gastronômico, onde centenas de pessoas puderam saborear e experimentar a mais diversificada culinária local.

Os festivais gastronômicos são uma oportunidade de alavancar a economia local, contribuindo para que micro e pequenos empresários possam divulgar seus produtos e mostrar sua marca. 
“A 2ª edição do Festival idealizado pelo Prefeito Bismarck foi um sucesso. O evento foi sem dúvida, um gerador de renda para vários empreendedores do nosso município. Temos uma grande vocação que é o turismo e o turismo de eventos no Aracati agora está sendo trabalhado. Eventos como o festival gastronômico movimenta diversos setores de nossa economia”, ressaltou Fernando Costa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Durante os três dias de festival, o destaque foi para a Arena Gastronômica, onde 26 stands ofereceram um mix variado de produtos, agradando os mais diferentes paladares e mostrando o que há de melhor na culinária local e na cozinha contemporânea – pizzas, sanduíches, tortas doces e salgadas, comida japonesa, linha natural, quitutes de boteco, carnes, frutos do mar, cervejas e drinques.
Ainda na Arena foram realizadas oficinas gastronômicas abertas ao público, nas quais o visitante pôde acompanhar as aulas de culinária com renomados chefs, como a Oficina de Culinária Contemporânea com destaque para as dicas de Comidinhas de Boteco com Produtos Regionais. 

Para a dona de casa, Joana D’arc, a oficina foi um dos espaços mais interessantes durante o festival: “Aprendi a fazer um bolo salgado. Não conhecia essa receita. Achei tudo muito proveitoso e foi bom aprender a preparar alimentos diferentes com grandes nomes da gastronomia”, afirmou.

Os históricos casarões da Rua Grande abriram suas portas para receber bares e restaurantes, onde foram servidos petiscos e comidinhas de boteco, além dos pratos carros-chefes que agradaram os mais diferentes gostos, servidos com muita cerveja gelada e drinques variados.

Outra forte atração do evento foi o espaço destinado à Agricultura Familiar, com exposição de produtos regionais produzidos na zona rural do município, com destaque para as localidades de Cacimba Funda, Jirau, Barreira dos Vianas e Majorlândia.Para os expositores, o evento ajudou a movimentar o comércio local da gastronomia: 

“Nossa padaria não havia participado do primeiro festival, mas o deste ano está sendo ótimo. É uma excelente oportunidade de divulgar nossos produtos e, para o Aracati, abre várias portas, valorizando o município. Nossa padaria não é muito central, mas com o evento podemos divulgá-la, conversar com as pessoas, conquistar novos clientes, mostrar nosso trabalho e nossos produtos”, comentou Silvia Helena, empresária.

Para a fisioterapeuta Andreia Gomes, o evento foi uma boa opção de passeio com a família neste feriado prolongado: “Aproveitei que meus pais vieram passar alguns dias em Aracati e viemos todos assistir às apresentações musicais e experimentar os petiscos aqui no festival. Está sendo maravilhoso”, comentou.Fotos:Divulgação

Comentários