Em 37% cai o registro de pesquisas eleitorais em quatro anos no Brasil

A pré-campanha este ano está sendo feita com menos dados disponíveis sobre a intenção de voto do eleitor. Os registros de pesquisas públicas relacionadas à eleição presidencial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tiveram queda de 37% em relação a 2014. 

De 1.º de janeiro a 26 de junho de 2018 foram registradas 88 pesquisas em âmbito nacional sobre a eleição presidencial. Há quatro anos, eram 139 neste mesmo período. 

O número não inclui pesquisas realizadas apenas para uso interno, embora alguns dos levantamentos registrados no TSE tenham sido feitos a pedido de partidos políticos.
 Conforme relatos colhidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, o número de pesquisas eleitorais este ano será menor por dois motivos: a mudança no financiamento eleitoral - que agora proíbe contribuição de empresas - e o momento econômico do País. 

A diminuição significa uma dificuldade maior para as coordenações de campanhas capturarem tendências entre os eleitores e planejarem suas estratégias. 

Legendas pequenas, com pouca participação no fundo eleitoral, têm buscado se referenciar pelas pesquisas públicas, como as realizadas por Datafolha e Ibope, e por monitoramento de redes sociais.Com informações do Notícias Ao Minuto/Foto:José Cruz/Agência Brasil 

Comentários