Dezenas de obras marcam nova era de desenvolvimento no primeiro trimestre de 2018 no Aracati

O Aracati passa por uma verdadeira revolução, um choque de gestão, onde os velhos costumes não se aplicam mais. A cidade, finalmente, acordou para o Século XXI. Uma das provas disso são as inúmeras obras que vem sendo concluídas e entregues para os cidadãos, além de muitas que estão em andamento e outras tantas que estão por vir. 

O prefeito Bismarck Maia, em pouco mais de um ano de administração, está mostrando a que veio, não medindo esforços com sua equipe para provar que o Aracati pode alcançar mais do que imagina. 
As conquistas em obras são várias e podem ser divididas em várias áreas. Além dos novos equipamentos, o restauro de outros patrimônios degradados, ou inacabados estão modificando a cara da cidade. 

Todos esses projetos estão sendo observados e cuidados para que a segurança e o bem-estar dos aracatienses estejam em primeiro plano, um exemplo disso são todas as vias e construções com a garantia de acessibilidade, explicou o Secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Cláudio Nelson Brandão. 
As obras também demonstram a força da parceria e aliança com o Governo do Estado. “O Governador Camilo Santana tem uma relação de proximidade muito grande com o prefeito Bismarck, e isto facilita a tramitação dos projetos e as parcerias quando se faz necessário unir esforços do município com o Estado”, destaca Cláudio Nelson. 

Muitas obras com recursos do Governo Federal ou Estadual estavam paralisadas, na gestão passada, por causa de irregularidades. Por determinação do Prefeito conseguiu-se a resolução das pendências nessas obras e os casos foram obviamente encaminhados para apuração da responsabilidade das irregularidades. Várias ordens de serviços e licitações estão sendo feitas para a finalização e retomada dessas obras. 

Obras em andamento em Aracati 

Saúde-Novo Posto de Saúde da Várzea da Matriz está em processo de conclusão. Ele será o maior da cidade e mais moderno. 
Abastecimento de água-Foi aumentando, em parceria com a Cagece, o abastecimento de 270 para 410 metros cúbicos de água por hora (m³/h) na sede municipal. Em Canoa Quebrada a vazão foi de 48 para 110 metros cúbicos de água por hora (m³/h). 

O que foi posto a prova durante o Carnaval, que exigiu muito do fornecimento de água.Hoje, Aracati está autossuficiente no abastecimento de água. Em várias localidades, foram solucionadas demandas de abastecimento: Cabreiro, Tabuleiro do Cabreiro, Tanque Salgado, Majorlândia, Quixaba. 

Esporte e lazer-O Estádio Cel. Virgílio Távora está em processo de conclusão da nova drenagem e das obras do entorno do campo. A instalação do novo gramado e sua disponibilidade para jogos vai depender das condições climáticas. 
Também falta a nova iluminação e nova pista de atletismo, mais duas partes importantes do estádio que receberam novos projetos, pois os antigos estavam inadequados. A população deve receber o seu estádio, carinhosamente chamado de “Cancha” em julho. Quem quiser relembrar como e estádio foi encontrado pode assistir esse vídeo. 

A Areninha Jussie Cunha, na Várzea da Matriz, é uma obra em parceria com o Governo do Estado que está em ritmo acelerado e deve ser concluída no início de maio. A Areninha de Canoa Quebrada receberá a assinatura da sua ordem de serviço em março e logo em seguida as suas obras devem ser iniciadas. 

O Ginásio Municipal Senador Carlos Jereissati, depois de devidamente licitado, também já está em reforma. Sua estrutura estava colapsada, inclusive partes da sua cobertura desabaram. 

O Ginásio receberá um novo projeto e estrutura de coberta.Existem Campinhos sendo feitos no bairro Nossa Senhora de Fátima, no Pedregal e no Córrego da Priscila. 

O Passeio Público na Avenida Dragão do Mar é obra antiga que se arrastou por vários anos e nunca foi finalizada. Ela já conta com pavimentação, academia ao ar livre, pista para caminhada e ciclismo, quiosques, mas ainda falta receber o paisagismo. A academia ao ar livre foi instalada há apenas uma semana e já é sucesso. Inclusive, existem profissionais da educação física negociando a utilização do espaço público para a realização de atividades físicas orientadas pelos profissionais. 

Educação-Estão sendo feitas reformas e melhorias em diversas escolas municipais. 

A Creche em Tempo Integral Sáskia Natália Brígido Batista foi recebida pela gestão com diversas irregularidades e sem condição de uso, inclusive com um desnível reprovado pelos órgãos de fiscalização, após intensa reforma está em vias de ser concluída e entregue. 
A Escola de Ensino Fundamental de Tempo Integral Darcy Ribeiro (antigo prédio do IFCE) foi reformada e está funcionando desde o dia 05 de março, a inauguração oficial ocorre nesta quarta-feira (07) com a presença do prefeito Bismarck Maia, que inclusive almoça com as crianças. 

Reforma total do Colégio Municipal de Aracati. Essa escola será modelo de qualidade no ensino e na infraestrutura, inclusive recebendo vários aparelhos modernos como a lousa digital e uma revitalização das atividades desportivas. 
Reforma total da Escola José Melancia em Canoa Quebra, que estava totalmente inapta para a prática do ensino, tendo sido desmontada pela administração anterior. Ela também será uma escola com alto padrão de ensino e infraestrutura, com projeto que já foi apresentando publicamente à população em uma Roda de Conversa. 

Apesar de sair do campo das obras públicas, há de se ressaltar ainda que recentemente a Secretaria de Educação adquiriu também novos veículos, carteiras escolares, ares-condicionados, ventiladores e outros materiais de apoio, além de renovar todo o fardamento dos alunos. 

Vias Públicas-Asfalto e pavimentação em várias ruas da cidade como:Salgado Filho, Duque de Caxias,Coronel Pompeu, entre outras. 

Reforma de importantes estradas de acesso as comunidades: Cumbe, Lagoa de Santa Tereza, Cajueiro investimento de quase 7 milhões de reais. 
A CE-371 que liga a BR-304 a Boca do Forno é uma obra que estava engavetada, desde o governo Cid Gomes, e agora está prevista para ser iniciada em abril. Tudo com nova sinalização e pavimentação, esta orçada em 15 milhões de reais. 

Muito em breve o prefeito anuncia novas obras públicas à população que deve beneficiar as comunidades do Pedregal, a Vila São Cristóvão e todos que moram no entorno da Praça do Campo São Francisco.Fotos:Portela Franlima/ASCOM​ 

Comentários